Modelo de Notificação Resilitória

Uma notificação pela qual o fiador se exonera da obrigação no caso de prorrogação do contrato de locação.

Nos contratos de locação, é importante que o fiador fique atento à hipótese em que ocorre a prorrogação do contrato após o fim do prazo ajustado inicialmente.

Isso porque a obrigação do fiador permanecerá enquanto perdurar a locação.

Mesmo que o fiador não assine o aditivo contratual, não se desobrigará da responsabilidade assumida quando se tornou fiador do contrato original.

O encargo do fiador persistirá até o efetivo encerramento da locação, embora haja entendimento judicial de que sua responsabilidade seja limitada ao valor de aluguel previsto no contrato original.

Isso porque o artigo 39 da Lei nº 8.245/1991 estabelece que qualquer das garantias da locação se estende até a efetiva devolução do imóvel, a não ser que haja disposição contratual em sentido contrário.

Dessa forma, para se livrar da responsabilidade antes da devolução do imóvel, no caso de prorrogação do contrato de locação, o fiador deverá utilizar uma notificação resilitória para cientificar o locador de que deixará de responder peles débitos locatícios.

Resilição é como se chama o ato pelo qual alguém coloca fim ao acordo firmado anteriormente, mesmo que de forma unilateral.

Mas de acordo com o § 2º do artigo 12 da mencionada Lei nº 8.245/1991, sua responsabilidade ainda perdurará por 120 (cento e vinte) dias após a notificação.

Ainda de acordo com o inciso IV do artigo 40 da referida norma, o locador poderá exigir do locatário um novo fiador em caso de exoneração do anterior.

Portanto, em sendo intenção do fiador se livrar da responsabilidade pelo contrato de locação, disponibilizamos abaixo um modelo de notificação resilitória que deverá ser apresentada ao locador.

NOTIFICAÇÃO RESILITÓRIA

Ilustríssimo(a) Senhor(a)
(nome do(a) locador(a))
CPF nº (informar)
(endereço)

(nome do(a) fiador(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), na condição de fiador(a) no contrato de locação do imóvel localizado à (endereço), em que Vossa Senhoria é o(a) locador e o(a) Sr(a). (nome) é o(a) locatário(a), venho por meio da presente NOTIFICÁ-LO(A) de que estou me exonerando da fiança prestada, na forma do inciso X do artigo 40 da Lei nº 8.245/1991.

Assim, fica Vossa Senhoria notificado(a) de que a garantia fidejussória permanecerá apenas por mais cento e vinte dias contados do recebimento desta ou da substituição eventualmente operada pelo locatário antes do prazo legal de subsistência da garantia.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) fiador(a))

Modelo de Notificação Resilitória

Modelos relacionados

Modelo de Notificação ao Locatário para Substituir o Fiador

Carta encaminhada pelo locador exigindo que o locatário substitua o fiador atual por outra pessoa.

Modelo de Notificação de Exoneração do Fiador pela Sub-rogação na Locação

Notificação por meio da qual o fiador comunica ao locador sua exoneração diante da sub-rogação do locatário ocorrida no contrato de locação.

Modelo de Notificação ao Locador Sobre a Exoneração do Fiador

Carta pela qual o fiador notifica o locador do imóvel de sua exoneração pela prorrogação do contrato.

Modelo de Notificação ao Fiador da Sub-Rogação no Contrato de Locação

Notificação do locatário sub-rogado ao fiador por permanecer no imóvel objeto de contrato de locação após separação ou divórcio.

Modelo de Notificação para Desocupação do Imóvel Locado

Notificação extrajudicial para que o locatário deixe o imóvel no prazo de trinta dias.

Modelo de Notificação de Venda do Imóvel Locado

Uma notificação encaminhada ao locatário informando sobre a venda do imóvel locado para que este manifeste o interesse na compra.

Modelo de Notificação do Locador Manifestando Oposição à Sublocação

Notificação pela qual o locador manifesta ao locatário sua oposição ao pedido de autorização para sublocação do imóvel.

Modelo de Notificação de Desocupação do Imóvel pelo Locatário

Uma notificação encaminhada pelo locatário ao locador informando que desocupará o imóvel objeto da locação.

Temas relacionados

Notificações

Locação

Fiador

Imóvel

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade