Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Declaração pela qual a pessoa que pretende assumir um cargo público informa que não foi condenada em nenhuma ação por ato de improbidade administrativa.

Ato de improbidade administrativa é aquele pelo qual se obtém vantagem patrimonial indevida em razão do exercício do cargo, mandato, função ou emprego público, se cause lesão ao erário por desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres, ou ainda se atente contra os princípios da administração pública violando os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade.

Dispõe o § 4º do artigo 37 da Constituição Federal que os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

A norma que veio regulamentar o dispositivo constitucional mencionado é a Lei nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa e dá outras providências.

De acordo com o § 5º do artigo 1º da referida lei, os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Conforme vimos no conceito que inicia este texto, os atos de improbidade administrativa podem importar no enriquecimento ilícito, em prejuízo do erário e/ou atentar contra os princípios da administração pública, como tipificados nos artigos 9º, 10º e 11º, respectivamente.

As penas para prática de atos de improbidade administrativa são estabelecidas no artigo 12 e podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, incluindo a perda da função pública conforme o caso.

No que diz respeito à perda da função pública, o § 1º do artigo 12 diz que ela pode atingir apenas o vínculo de mesma qualidade e natureza que o agente público ou político detinha com o poder público na época do cometimento da infração ou ser estendida aos demais vínculos, consideradas as circunstâncias do caso e a gravidade da infração.

Diante disso, em diversas hipóteses é obrigatório para assumir cargos públicos que a pessoa não tenha sofrido condenação por este motivo, sendo necessário declarar formalmente que cumpre tal requisito.

E para isso, disponibilizamos a seguir um modelo de declaração de não condenação em ação por improbidade administrativa.

DECLARAÇÃO DE NÃO CONDENAÇÃO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), na cidade de (município) - (UF), declaro sob as penas da lei e para os devidos fins que nunca foi condenado civil, penal ou administrativamente por atos de improbidade administrativa previstos nos artigos 9°, 10° e 11° da Lei nº 8.429/1992.

Declaro que as informações prestadas são verdadeiras e que estou ciente de que eventual falsidade implicaria nas penas previstas no artigo 299 do Código Penal.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Modelos relacionados

Modelo de Declaração de Impedimento para Atuar na Mesa Receptora nas Eleições

Declaração ao juízo eleitoral informando que não pode atuar como mesário, presidente, secretário ou suplente da mesa receptora nas eleições por impedimento.

Modelo de Autodeclaração de Cor e Raça do Candidato

Autodeclaração pela qual é informada a cor e raça de candidato às eleições para fins de distribuição das verbas públicas de financiamento e tempo de propaganda.

Modelo de Declaração de Concordância com o Edital

Declaração pela qual o candidato informa ter tomado conhecimento e dá sua concordância aos termos do edital para concurso público.

Modelo de Declaração de Não Acúmulo de Cargo Público

Declaração utilizada para informar que não há acúmulo de cargo, emprego ou função pública.

Modelo de Declaração Negativa de Acúmulo de Cargo Público

Declaração negativa que informa não haver acúmulo de cargo, função ou emprego público.

Modelo de Autodeclaração de Cor Preta ou Parda

Autodeclaração utilizada para afirmar a cor preta ou parda do candidato negro para cotas de um processo seletivo.

Modelo de Declaração de Não Exoneração em Cargo Público

Uma declaração pela qual o postulante a um cargo público afirma não ter sofrido demissão ou exoneração por qualquer motivo.

Modelo de Declaração de Desistência de Vaga em Concurso Público

Documento pelo qual o candidato aprovado e classificado no processo seletivo desiste da vaga.

Modelo de Lista de Presença de Funcionários na Eleição da CIPA

Documento que compra quantos e quais empregados compareceram para votar nas eleições da comissão interna de prevenção de acidentes.

Modelo de Declaração de Hipossuficiência para Concurso Público

Documento pelo qual o candidato a concurso público declara que se encontra em estado de pobreza e requer a isenção da taxa de inscrição.

Temas relacionados

Declarações

Concurso Público

Eleição

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade