Modelo de Procuração para o Menor Assistido ou Representado

Instrumento de procuração por meio do qual o menor outorgante é assistido ou representado no ato pelo seu responsável legal, conforme sua idade.

De acordo com o artigo 3º do Código Civil, são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos de idade.

Isso significa que, até esta idade, o menor deverá ser representado por um responsável capaz, a exemplo do pai ou da mãe, na realização de tais atos.

Já o artigo 4º e seu inciso I estabelecem que são relativamente incapazes para certos atos ou à maneira de os exercer os maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos.

Importa dizer que os menores que se encontram neste intervalo de idade não poderão praticar os atos sozinhos, mas apenas com a assistência de um responsável que seja considerado capaz.

É preciso ressaltar que, na forma dos incisos do parágrafo único do artigo 5º, a incapacidade do menor cessará pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, ou ainda por sentença do juiz, pelo casamento, pelo exercício de emprego público efetivo, pela colação de grau em curso de ensino superior ou pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

Não havendo as exceções mencionadas, percebe-se que o menor não poderá outorgar sozinho poderes via instrumento procuratório, seja uma procuração judicial ao advogado ou para outra finalidade.

Se menor de dezesseis anos, o nome deve constará na procuração, assim como o de seu representante, mas apenas o representante assinará o instrumento, visto que está representando o menor.

No caso do maior de dezesseis e menor de dezoito anos, seu nome e o do assistente estarão na procuração e ambos deverão assinar o documento, visto que o menor será apenas assistido pelo responsável.

Assim, fornecemos abaixo um modelo de procuração para o menor assistido ou representado.

PROCURAÇÃO “AD JUDICIA”

Outorgante: (nome do(a) menor), (nacionalidade), solteiro(a), (profissão ou estudante), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), neste ato assistido(a) (ou representado(a)) por seu(sua) genitor(a) (nome do pai ou mãe), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), ambos residentes e domiciliados à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF).

Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), advogado(a), inscrito na OAB-(UF) sob o nº (informar), com escritório profissional à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF).

Poderes: Para o foro em geral, com a cláusula ad judicia – “et extra”, em qualquer juízo, instância ou tribunal, podendo para tanto ajuizar as ações competentes, inclusive as de falência, e defendê-lo(s) nas contrárias seguindo umas e outras, até decisão final, usando dos recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhe, ainda, poderes para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, agindo em conjunto ou separadamente, podendo ainda substabelecer com ou sem reserva de poderes, assinar termos de caução real ou fidejussória, concordar, discordar, enfim tudo mais praticar para o fiel e cabal desempenho deste mandato que lhes é conferido especialmente para (finalidade da procuração).

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) menor, se assistido(a))

(assinatura)
(nome do(a) assistente ou representante)

Modelo de Procuração para o Menor Assistido ou Representado

Modelos relacionados

Modelo de Autorização para Menor visitar Preso

Autorização da mãe ou responsável para que o menor de idade possa visitar seu pai ou outro parente que se encontra recluso em um presídio na condição de preso.

Modelo de Comunicado aos Pais sobre a Suspensão do Aluno

Comunicado encaminhado ao pais com aviso acerca da suspensão do aluno que transgrediu as normas do estabelecimento de ensino.

Modelo de Declaração dos Pais ou Responsáveis para Vacinação de Menor

Declaração pela qual os pais ou responsáveis dão sua autorização para vacinação do menor de idade com o imunizante para Covid-19.

Modelo de Termo de Assentimento Livre e Esclarecido

Termo utilizado colher o assentimento concedido de forma livre pelo menor após ter sido esclarecido de todas as circunstâncias da pesquisa.

Modelo de Pedido de Licença para Acompanhar Filho em Consulta Médica

Pedido pelo qual o empregado solicita um dia de licença remunerada para acompanhar o filho em consulta médica.

Modelo de Procuração para Administrar o Espólio

Instrumento de procuração por meio do qual o inventariante constitui um procurador para administrar os bens que compõe o espólio.

Modelo de Autorização a Menor para Prática de Tiro Desportivo

Termo pelo qual os pais ou responsável dão autorização ao menor para realização da prática de tiro desportivo.

Modelo de Declaração de Observância às Restrições ao Trabalho de Menores

Declaração pela qual a empresa licitante informa seguir rigorosamente a observância às restrições ao trabalho de menores.

Modelo de Procuração para Credenciamento de Representante em Licitação

Procuração utilizada pela empresa para conferir poderes ao representante legal que atuará em seu nome junto ao processo de licitação.

Modelo de Declaração de Filhos em Idade Escolar

Declaração do empregado que precisa ser submetido ao trabalho remoto para dar assistência aos filhos em idade escolar em razão da suspensão das atividades das escolas e creches.

Temas relacionados

Procurações

Menor

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade