Modelo Simples

Modelo de Contrato de Locação Residencial com Fiador

Contrato utilizado para regular a locação de um imóvel residencial estabelecendo ainda as obrigações do fiador.

Modelo de Contrato de Locação Residencial com Fiador

A locação de imóvel residencial é um negócio jurídico que exige a devida formalidade para que as controvérsias sejam reduzidas ao mínimo e, aquelas que sobrevierem, possam ser solucionadas à luz do acordado.

É possível, inclusive, acrescentar a figura de um fiador ao contrato, que assumirá a responsabilidade da mesma forma que o locatário em caso de descumprimento das obrigações assumidas.

Para isso será necessário especificar no instrumento de modo claro até onde se estende sua responsabilidade.

Dessa forma, disponibilizamos abaixo um modelo de contrato de locação residencial com fiador.


CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL RESIDENCIAL

Pelo presente instrumento, de um lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) LOCADOR(a) e de outro lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) LOCATÁRIO(a), têm entre si, justo e acertado o presente contrato de locação de imóvel residencial que será regido pelas condições abaixo estabelecidas.

Cláusula 1ª. Por meio deste contrato o(a) LOCADOR(a) se compromete a ceder em locação ao(à) LOCATÁRIO(a) o uso do imóvel de sua propriedade, localizado à (endereço), inscrito no Cartório de Registro de Imóveis sob a matrícula nº (informar).

Cláusula 2ª. A destinação da presente locação é exclusivamente residencial do(a) LOCATÁRIO(a) e sua família.

Cláusula 3ª. A locação objeto deste contrato terá vigência pelo prazo de 12 (doze) meses, com início no dia (data) e término no dia (data), data em que o(a) LOCATÁRIO(a) se obriga a restituir o imóvel locado no perfeito estado de conservação em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do uso normal, completamente livre e desocupado.

Cláusula 4ª. É parte integrante deste contrasto o auto de vistoria que contém as condições de recebimento do imóvel pelo(a) LOCATÁRIO(a), devendo ao final da locação ser produzido um novo alto de vistoria atestando as condições do imóvel naquele momento.

Cláusula 5ª. O valor do aluguel mensal é de R$ X.XXX,XX (valor por extenso), já incluso o IPTU, a ser pago até o dia 05 de cada mês, mediante depósito na conta corrente (informar), agência (informar), do Banco (informar), de titularidade do(a) LOCADOR(a).

Cláusula 6ª. Ocorrendo inadimplência no pagamento do aluguel haverá incidência de multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do débito, além do acréscimo de juros de 1% (um por cento) ao mês e da correção monetária pelo INPC, sem prejuízo da aplicação das demais penalidades previstas neste contrato.

Cláusula 7ª. São encargos do(a) LOCATÁRIO(a), além do aluguel mensal, a taxa de energia, água, gás, saneamento, esgoto, lixo, e quaisquer outras que recaiam ou venham a recair sobre o imóvel locado, que serão pagas às repartições arrecadadoras respectivas, sob pena de ser considerada grave infração contratual.

Cláusula 8ª. É obrigação do(a) LOCATÁRIO(a) zelar pelo imóvel, de modo que deverá arcar com as despesas necessárias para reparação dos danos que causar.

Cláusula 9ª. Ocorrendo descumprimento das obrigações contratuais pelo(a) LOCATÁRIO(a), poderá o(a) LOCADOR(a) considerar rescindido o presente contrato, hipótese em que o(a) LOCATÁRIO(a) deverá deixar o imóvel imediatamente, podendo o(a) LOCADOR(a) efetuar a cobrança judicial ou extrajudicial, respondendo o(a) LOCATÁRIO(a) pelos honorários advocatícios e demais custas do ato.

Cláusula 10ª. Assina também o presente contrato, na qualidade de FIADOR(a), (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), como principal pagador, solidariamente responsável com o(a) LOCATÁRIO(a) pelo fiel cumprimento de todas as obrigações contratuais, cuja responsabilidade perdurará mesmo que este contrato esteja vigendo por prazo indeterminado, ou seja, prorrogado por acordo ou força de lei e, ainda, após a efetiva entrega das chaves, caso o imóvel não tenha sido entregue nas condições ajustadas na Cláusula 4ª ou com qualquer débito remanescente e decorrente do presente contrato.

Cláusula 11ª. O(a) FIADOR(a) declara que não é obrigatória sua notificação prévia da inadimplência do(a) LOCADOR(a) para ingresso de ação judicial, assumindo a obrigação de acompanhar a pontualidade no cumprimento das obrigações contratuais.

Cláusula 12ª. O(a) FIADOR(a), em caráter irrevogável e irretratável, renuncia às faculdades previstas nos artigos 827, 835, 837, 838 e 839 do Código Civil, § 2º do artigo 12 e inciso X do artigo 40 da Lei nº 8.245/1991, renunciando expressamente ao direito de pedir exoneração de fiança e ao benefício de ordem, assumindo a condição de obrigado solidário, nos termos dos artigos 264 e 275 do Código Civil.

Assinatura do(a) FIADOR(a):

Cláusula 13ª. Eventual tolerância pelo descumprimento de qualquer obrigação estabelecida neste contrato não significará novação, permanecendo em vigor todas as disposições aqui estabelecidas.

Cláusula 14ª. Não é permitida a transferência deste contrato, nem a sublocação, cessão ou empréstimo total ou parcial do imóvel locado, sem a prévia autorização expressa e por escrito do(a) LOCADOR(a).

Cláusula 15ª. O(a) LOCATÁRIO(a) faculta ao(à) LOCADOR(a) o exame e vistoria do imóvel locado, quando este(a) julgar necessário, em dia e hora previamente acordados, a fim de verificar o seu estado de conservação.

Cláusula 16ª. Se houver desapropriação do imóvel locado, este contrato ficará rescindido de pleno direito, sem qualquer indenização ao(à) LOCATÁRIO(a).

Cláusula 17ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste contrato, as partes elegem o foro da comarca de (município) - (UF).

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento em duas vias de igual teor e forma, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) locador(a))

(assinatura)
(nome do(a) locatário(a))

(assinatura)
(nome do(a) fiador(a))

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)


Modelo de Contrato de Locação Residencial para Temporada
Contrato pelo qual o proprietário aluga seu imóvel por um prazo determinado de tempo ao locatário.

Modelo de Contrato de Sublocação Residencial
instrumento pelo qual o locatário realizada o aluguel do imóvel para um terceiro.

Modelo de Contrato de Aluguel Residencial
Contrato utilizado pelo proprietário para realizar a locação de seu imóvel residencial ao inquilino.

Modelo de Contrato de Locação de Apartamento
Contrato que estabelece as condições do aluguel de um apartamento residencial.

Modelo de Contrato de Locação Residencial
Instrumento pelo qual o proprietário ajusta o aluguel de um imóvel para fins residenciais a terceiro.

Modelo de Contrato de Locação de Pula-Pula
Contrato de locação pelo qual um pula-pula é alugado para realização de festa de crianças.

Modelo de Contrato de Locação Comercial
Instrumento particular para aluguel de um imóvel que se destina ao desenvolvimento de atividade mercantil.

Modelo de Contrato de Locação de Vaga de Garagem
Contrato pelo qual é feito o aluguel de uma vaga de garagem para utilização por parte de um terceiro.


Todos os modelos organizados por assunto
Veja aqui todos os modelos de nosso acervo devidamente organizados por temas.


Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade