Um termo pelo qual os demais descendentes dão sua anuência para que outro adquira um imóvel de seus pais.
A compra e venda é um negócio jurídico por meio do qual uma das partes transfere a propriedade de um bem à outra mediante o pagamento do preço ajustado.
Este contrato pode ser livremente realizado entre partes maiores e capazes, com a exceção da venda de ascendente para descendente.
Isso porque o artigo 496 do Código Civil prevê que esta venda é anulável se realizada entre tais partes sem o consentimento dos demais descendentes.
Em outras palavras, o imóvel dos pais somente pode ser adquirido com segurança por um dos filhos com a anuência expressa dos demais.
Se não houver tal anuência, o negócio pode vir a ser questionado e anulado posteriormente.
Caso o herdeiro queira dar sua concordância e seja casado em um regime diferente da separação obrigatória de bens deverá assinar também sua esposa.
Assim, fornecemos abaixo um modelo de termo de anuência para venda de imóvel entre ascendente e descendente.
TERMO DE ANUÊNCIA PARA VENDA DE IMÓVEL ENTRE ASCENDENTE E DESCENDENTE
(nome do descendente), (nacionalidade), solteiro(a), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço) e (nome de outro descendente), (nacionalidade), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), casado(a) com (nome do(a) esposo(a)), (nacionalidade), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), ambos residentes e domiciliados à (endereço), declaram dar sua anuência e concordância em caráter irrevogável à venda feita por seus pais e sogros (nome do pai) e (nome da mãe) à (nome do descendente que está comprando o imóvel), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), do imóvel localizado à (endereço), inscrito na Matrícula nº (informar), junto ao (nome do cartório), pelo valor de R$ XX.XXX,XX (valor por extenso), o que fazem em consonância com o artigo 496 do Código Civil para que o ato seja plenamente válido.
(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do descendente)
(assinatura)
(nome do outro descendente)
(assinatura)
(nome da esposa do outro descendente)
Modelos relacionados
Modelo de Termo de Solicitação e Consentimento para Vasectomia
Termo informado pelo qual o paciente solicita e fornece seu consentimento para realização de cirurgia de vasectomia.
Modelo de Termo de Consentimento para Contato com o Paciente
Um termo que autoriza a unidade de saúde a entrar em contato com o paciente quando necessário mantendo sua privacidade.
Modelo de Termo de Consentimento e Autorização para Cirurgia em Animal
Termo pelo qual o proprietário de um animal de estimação dá seu consentimento e autorização para submeter o mesmo a cirurgia.
Modelo de Termo de Consentimento para Laqueadura
Declaração a ser assinada pela mulher, seu esposo e pelo médico, fornecendo o consentimento para realização da cirurgia de esterilização.
Modelo de Termo de Ciência e Consentimento para Uso de Medicamento
Termo pelo qual o paciente ou responsável declara sua ciência acerca dos riscos e fornece o consentimento e autorização para uso de determinado medicamento.
Modelo de Termo de Consentimento do Credor para Assunção de Dívida
Termo em que o credor dá seu consentimento quanto à assunção de dívida pela qual a responsabilidade pelo pagamento do débito é transferida para outro devedor.
Termo de Consentimento Informado para Uso de Isotretinoína
Termo pelo qual o paciente fornece seu consentimento estando informado acerca dos riscos envolvidos no uso da isotretinoína.
Modelo de Consentimento do Locador para que o Locatário Modifique o Imóvel
Carta pela qual o locador dá seu consentimento para que o locatário possa modificar o imóvel locado.
Temas relacionados
Outros modelos
Ferramenta de busca
Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.