Modelo de Termo de Remissão de Dívida

Termo pelo qual o credor perdoa a dívida do devedor mediante o instituto da remissão que extingue a obrigação não cumprida.

A remissão da dívida é um instituto que equivale ao perdão concedido pelo credor ao devedor para extinguir sua obrigação mesmo sem o devido cumprimento.

Dessa forma uma dívida, por exemplo, pode ser perdoada pelo credor que conheça as dificuldades do devedor.

É importante observar o artigo 385 do Código Civil, o qual estabelece que a remissão extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro.

Portanto, se uma terceira pessoa ver seus direitos prejudicados em razão daquele perdão, a remissão não terá validade quanto a ele.

A remissão deverá ser aceita pelo devedor. Caso não seja, este ainda poderá cumpri-la, mesmo que seja mediante a consignação em pagamento no caso de uma dívida.

Se forem vários os devedores daquela dívida e o credor perdoar um deles, não poderá cobrar dos demais a parte a ele correspondente, devendo proceder a dedução.

A remissão será presumida se a dívida for representada por um escrito particular, como cheque, nota promissória ou outro, e este for devolvido pelo credor ao devedor.

Por outro lado, será expressa se firmada em documento escrito que deixe clara sua ocorrência, com todos os dados necessários.

Disponibilizamos assim, a seguir, um modelo de termo de remissão de dívida.

TERMO DE REMISSÃO DE DÍVIDA

Pelo presente instrumento, de um lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) CREDOR(a) e de outro lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) DEVEDOR(a), têm, entre si, justo e acertado o presente termo de remissão de dívida que será regido pelas cláusulas e condições seguintes.

Cláusula 1ª. Por meio deste instrumento o(a) CREDOR(a) concede a remissão total da dívida do(a) DEVEDOR(a), decorrente do cheque nº (informar), agência (informar), do banco (informar), datado de (informar), no valor de R$ X.XXX,XX (por extenso) (ou especifique outra origem da dívida, como uma nota promissória, duplicada ou contrato, por exemplo), com todos os seus acessórios, extinguindo a obrigação existente entre as partes decorrentes do referido negócio jurídico.

Cláusula 2ª. Este instrumento terá vigor a partir da assinatura das partes, obrigando-se a ele seus herdeiros e sucessores.

Cláusula 3ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste termo as partes elegem o foro da comarca de (município) - (UF).

Por estarem assim justos e acordados, firmam o presente instrumento em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) credor(a))

(assinatura)
(nome do(a) devedor(a))

(assinatura)
(nome do testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

(assinatura)
(nome do testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

Modelo de Termo de Remissão de Dívida

Modelos relacionados

Modelo de Termo de Confissão de Dívida

Instrumento comprobatório do débito que cumpre todos os requisitos legais de um título executivo extrajudicial.

Modelo de Termo de Entrega de Chaves e Confissão de Dívida

Documento que comprova a entrega das chaves do imóvel locado e a existência de alugueis em atraso.

Modelo de Termo de Acordo para Pagamento de Dívida

Instrumento pelo qual o devedor se compromete a pagar uma dívida junto ao credor de forma parcelada.

Modelo de Termo de Renegociação de Dívida

Termo pelo qual é ajustada a confissão e renegociação de uma dívida ficando estabelecido o pagamento parcelado por parte do devedor ao credor.

Modelo de Termo de Quitação de Dívida pela Entrega de um Veículo

Termo pelo qual o credor dá a quitação de uma dívida mediante a dação em pagamento pela entrega de um veículo pelo devedor.

Modelo de Termo de Quitação de Dívida

Documento pelo qual o credor fornece a plena quitação diante do pagamento de um débito pelo devedor.

Modelo de Instrumento Particular de Confissão de Dívida

Instrumento contratual particular pelo qual o devedor formaliza a confissão da dívida e ajusta a forma de pagamento.

Modelo de Termo de Quitação de Hipoteca

Termo assinado pelo vendedor informando a quitação da dívida pelo comprador e requerendo o cancelamento da hipoteca averbada na matrícula do imóvel.

Temas relacionados

Termos

Dívida

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade