Modelo de Termo de Ciência de Monitoramento do Empregado por Câmeras

Termo pelo qual o empregado dá ciência e concordância acerca do monitoramento por câmeras de segurança no ambiente de trabalho.

O uso de câmeras de segurança nas empresas é uma medida em muitos casos necessária, seja para proteção dos colaboradores, clientes e demais presentes no estabelecimento, seja para resguardar o patrimônio.

A Consolidação das Leis do Trabalho não trata diretamente do monitoramento do ambiente por câmeras, embora disponha no artigo 223-C que a imagem e a intimidade são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física.

Na mesma esteira o inciso X do artigo 5º da Constituição Federal trata como invioláveis a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Diante destes dispositivos, vemos que o monitoramento do ambiente de trabalho deve ser feito com bastante cuidado e critério, de modo a não violar a intimidade e o direito de imagem dos empregados.

Assim, é importante que a localização das câmeras seja devidamente identificada, que elas obtenham imagens amplas do ambiente e não apenas de uma pessoa e que não sejam instaladas em ambientes íntimos como banheiros e vestiários.

Quanto às imagens obtidas, deverão ter acesso restrito sendo utilizadas apenas para procedimentos internos de averiguação pela empresa e disponibilizadas quando solicitadas pela autoridade judicial ou policial.

É importante que os empregados sejam formalmente cientificados da utilização de tais procedimentos pelo seu empregador, o que se pode fazer mediante um termo firmado pelo trabalhador.

Para tanto, disponibilizamos abaixo um modelo de termo de ciência de monitoramento do empregado por câmeras.

TERMO DE CIÊNCIA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DE SEGURANÇA

(nome do(a) empregado(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), portador(a) da CTPS nº (informar) série (informar), declaro que é de meu conhecimento que minha empregadora, (razão social), inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), utiliza sistema de monitoramento interno e externo com filmagem e gravação de imagens por câmeras de segurança nas dependências da empresa.

Declaro ainda que tenho conhecimento da localização das câmeras, as quais se encontram identificadas por placas, e que autorizo a utilização das imagens para fins lícitos de segurança da empresa e dos funcionários.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) empregado(a))

Modelo de Termo de Ciência de Monitoramento do Empregado por Câmeras

Modelos relacionados

Modelo de Declaração de Concordância com o Edital

Declaração pela qual o candidato informa ter tomado conhecimento e dá sua concordância aos termos do edital para concurso público.

Modelo de Notificação ao Credor para Consentimento da Assunção de Dívida

Notificação extrajudicial para obter do credor seu consentimento acerca do contrato de assunção de dívida para substituição do devedor.

Modelo de Termo de Ciência e Consentimento para Uso de Medicamento

Termo pelo qual o paciente ou responsável declara sua ciência acerca dos riscos e fornece o consentimento e autorização para uso de determinado medicamento.

Modelo de Termo de Consentimento para Contato com o Paciente

Um termo que autoriza a unidade de saúde a entrar em contato com o paciente quando necessário mantendo sua privacidade.

Modelo de Carta de Consentimento do Locador para Sublocação do Imóvel

Carta por meio da qual o locador fornece seu consentimento para sublocação do imóvel a um terceiro.

Modelo de Consentimento do Locador para que o Locatário Modifique o Imóvel

Carta pela qual o locador dá seu consentimento para que o locatário possa modificar o imóvel locado.

Modelo de Anuência para Venda de Imóvel entre Ascendente e Descendente

Um termo pelo qual os demais descendentes dão sua anuência para que outro adquira um imóvel de seus pais.

Modelo de Termo de Consentimento para Laqueadura

Declaração a ser assinada pela mulher, seu esposo e pelo médico, fornecendo o consentimento para realização da cirurgia de esterilização.

Temas relacionados

Trabalhistas

Consentimento

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade