Modelo de Declaração Substitutiva do Reconhecimento de Assinaturas em Cartório

Declaração substitutiva pela qual se afirma que as assinaturas lançadas nos documentos apresentados pertencem aos respectivos signatários, dispensando o reconhecimento de firma em cartório.

Reconhecimento de firma é o ato pelo qual a assinatura lançada em um documento é atestada pelo tabelião como correspondente ao signatário.

Como o tabelião tem fé pública, este procedimento dá confiança aos interessados de que o documento realmente foi assinado pela pessoa que nele consta.

Isso é muito importante para afastar eventuais falsificações, embora seja relevante observar que existem diferentes métodos pelos quais uma assinatura é reconhecida no cartório.

O mais simples é o reconhecimento de firma por semelhança, no qual autor da assinatura não precisa ir até o cartório. O tabelionato apenas certifica por comparação que a assinatura lançada no documento é confere com a assinatura previamente registrada naquele estabelecimento cartorário.

Muitas vezes este método pode não ser aceito, exigindo-se um reconhecimento mais seguro.

Para estes casos há o reconhecimento de firma por autenticidade, na qual o signatário precisa comparecer pessoalmente à presença do tabelião e se identificar por meio de documentos pessoais para que o tabelião ateste que aquela é de fato sua assinatura.

Como o reconhecimento de firma é burocrático, demanda tempo e envolve um custo financeiro, existem circunstâncias em que se exige daquele que apresenta documentos assinados apenas uma declaração de que as assinaturas foram efetivamente lançados pelos signatários indicados.

Tal declaração será feita sob responsabilidade do declarante e sob as penas da lei, suprindo assim o reconhecimento em cartório, desde que aceita pelo destinatário dos documentos.

Para isso, disponibilizamos abaixo um modelo de declaração substitutiva do reconhecimento de assinaturas em cartório.

DECLARAÇÃO SUBSTITUTIVA DO RECONHECIMENTO DE ASSINATURAS EM CARTÓRIO

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), declaro para os devidos fins, sob minha responsabilidade, que todas as assinaturas que constam na documentação por mim apresentada foram lançadas pelos respectivos signatários, dispensando o reconhecimento das referidas assinaturas em cartório.

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente para efeitos legais e sob as penas da lei, tendo ciência de que eventual falsidade implicaria em sanções civis, administrativas e criminais, conforme artigo 299 do Código Penal.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Modelo de Declaração Substitutiva do Reconhecimento de Assinaturas em Cartório

Modelos relacionados

Modelo de Declaração de Indicação do Condutor Infrator

Declaração utilizada pelo proprietário do veículo para indicar quem era o condutor infrator de modo a transferir a responsabilidade pela multa de trânsito e os pontos decorrentes da infração.

Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Declaração pela qual a pessoa que pretende assumir um cargo público informa que não foi condenada em nenhuma ação por ato de improbidade administrativa.

Modelo de Declaração de Assinatura a Rogo do Analfabeto

Declaração por meio da qual é informada a condição de analfabeta de uma pessoa, motivo pelo qual é lançada a assinatura a rogo de outrem juntamente com testemunhas.

Modelo de Declaração de Beneficiado por Bolsa de Estudo

Declaração pela qual o estudante informa que estuda em determinada instituição de ensino por ser beneficiado por uma bolsa de estudo.

Modelo de Declaração de Saúde do Viajante

Declaração por meio da qual o viajante apresenta informações importantes sobre seu estado de saúde nas datas que antecedem sua viagem.

Modelo de Declaração de Portador de Doença

Declaração pela qual o médico informa que seu paciente é portador de uma determinada doença, indicando a qual patologia se refere.

Modelo de Declaração dos Pais ou Responsáveis para Vacinação de Menor

Declaração pela qual os pais ou responsáveis dão sua autorização para vacinação do menor de idade com o imunizante para Covid-19.

Modelo de Declaração de Residência para o Filho

Declaração pelo qual um dos pais, proprietário ou possuidor do imóvel, declaram que o endereço também é a residência de seu filho.

Modelo de Declaração de Inexistência de Conflito de Interesses

Declaração pela qual o ocupante de cargo ou emprego público afirma a inexistência de qualquer conflito de interesses previsto na legislação.

Modelo de Declaração Negativa de Vínculo Empregatício

Declaração negativa por meio da qual a empresa informa que não possui vínculo empregatício ou de natureza trabalhista com determinada pessoa.

Temas relacionados

Declarações

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade