Modelo de Declaração de Indicação do Condutor Infrator

Declaração utilizada pelo proprietário do veículo para indicar quem era o condutor infrator de modo a transferir a responsabilidade pela multa de trânsito e os pontos decorrentes da infração.

Infração de trânsito é inobservância a qualquer preceito da legislação de trânsito, às normas emanadas do Código de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito e a regulamentação estabelecida pelo órgão ou entidade executiva do trânsito.

O cometimento de uma infração terá como consequência o acréscimo de pontuação na carteira de habilitação, que pode resultar na suspensão do direito de dirigir, além de multa em valor determinado a ser pago. Em alguns casos pode ocorrer retenção do veículo e até mesmo a prisão do infrator.

É muito comum, contudo, que o condutor do veículo no momento da infração seja outra pessoa, que não o proprietário, e que ele não seja identificado naquele momento. Neste caso, a responsabilidade pela infração de trânsito será atribuída ao proprietário do veículo ou o principal condutor previamente cadastrado.

Felizmente, de acordo com o § 7º do artigo 257 da Lei nº 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, quando não for imediata a identificação do infrator, o principal condutor ou o proprietário do veículo terá o prazo de 30 (trinta) dias, contado da notificação da autuação, para apresentá-lo.

Se não o fizer, será considerado responsável pela infração o principal condutor, previamente cadastrado, ou, em sua ausência, o proprietário do veículo.

A Indicação de Condutor, portanto, é o procedimento pelo qual o proprietário do veículo informa à Autoridade de
Trânsito quem dirigia o veículo no momento da autuação para que este receba os pontos em seu prontuário.

Será necessário apresentar no DETRAN, juntamente com a declaração, cópia da Carteira Nacional de Habilitação - CNH do condutor indicado e do documento de identificação do proprietário do veículo.

Dessa forma, apresentamos a seguir um modelo de declaração de indicação do condutor infrator.

DECLARAÇÃO DE INDICAÇÃO DO CONDUTOR INFRATOR

Eu, (nome do(a) condutor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), CNH nº (informar), categoria (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço completo), telefone (informar), e-mail (informar), DECLARO sob as penas da Lei, perante o Departamento Estadual de Trânsito de (informar Estado), que eu estava conduzindo o veículo (marca) (modelo), placa (informar), no dia (data da infração) e que a Infração nº (informar), Código (informar), Órgão Atuador (informar), foi por mim cometida e, portanto, a possível pontuação decorrente da citada infração deverá a mim ser atribuída.

Assumo a responsabilidade penal, civil e administrativa, sob as penas da lei, sobre a veracidade das informações prestadas.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) condutor(a))

(assinatura)
(nome do(a) proprietário(a) do veículo)

Modelo de Declaração de Indicação do Condutor Infrator

Modelos relacionados

Modelo de Declaração Negativa de Posse e Propriedade de Veículo

Declaração negativa pela qual o antigo proprietário informa que o veículo já foi vendido e não é mais de sua posse ou propriedade.

Modelo de Declaração de Propriedade de Veículo não Transferido

Declaração pela qual o antigo e novo proprietários do veículo ainda não transferido informam que houve alteração na propriedade.

Modelo de Comunicação de Venda de Veículo

Comunicação utilizada pelo vendedor para informar ao Detran acerca da venda de um veículo.

Modelo de Declaração de Perda ou Extravio de CRV ou CRLV

Declaração a ser apresentada no Detran informando a perda ou extravio do CRV ou do CRLV de um veículo.

Modelo de Declaração de Substituição de Motor

Declaração a ser apresentada ao Detran após a substituição de motor de um veículo.

Modelo de Declaração de Responsabilidade pela Procedência Lícita do Motor

Declaração pela qual o proprietário do veículo assume a responsabilidade pela procedência lícita de seu novo motor.

Modelo de Declaração do Proprietário do Veículo

Documento pelo qual o proprietário presta informações acerca de sinistro ocorrido com deu veículo.

Modelo de Declaração Substitutiva do Reconhecimento de Assinaturas em Cartório

Declaração substitutiva pela qual se afirma que as assinaturas lançadas nos documentos apresentados pertencem aos respectivos signatários, dispensando o reconhecimento de firma em cartório.

Modelo de Termo de Responsabilidade do Condutor

Termo pelo qual o condutor assume a responsabilidade pela utilização do veículo da empresa ou instituição a que está vinculado.

Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Declaração pela qual a pessoa que pretende assumir um cargo público informa que não foi condenada em nenhuma ação por ato de improbidade administrativa.

Temas relacionados

Declarações

Veículo

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade