Modelo de Declaração de Assinatura a Rogo do Analfabeto

Declaração por meio da qual é informada a condição de analfabeta de uma pessoa, motivo pelo qual é lançada a assinatura a rogo de outrem juntamente com testemunhas.

Rogo é um termo que tem o significado de pedido, súplica ou solicitação, de modo que uma assinatura a rogo é aquela feita a pedido de alguém que não poderia assinar o documento em questão.

Exemplo disso é quando uma pessoa se encontra impossibilitada de lançar sua própria assinatura em razão do analfabetismo.

Nessa hipótese, a pessoa analfabeta coloca sua impressão digital no documento e é representada por um terceiro que assina em seu lugar na presença de testemunhas, dando validade ao ato.

O tema é tratado pela Lei nº 6.015/1973, que dispõe sobre os registros públicos. De acordo com o § 1º do artigo 37 e § 1º do artigo 221, aquele que não puder assinar por qualquer circunstância colocará sua impressão dactiloscópica (a digital) e assinará a rogo outra pessoa juntamente com duas testemunhas, sendo declarada tal condição.

A matéria é abordada em algumas ocasiões também pelo Código Civil, que traz disposições no mesmo sentido no § 2º do artigo 215 e nos artigos 595, 1.865 e 1.868.

Feitos os esclarecimentos acima, disponibilizamos a seguir um modelo de declaração de assinatura a rogo do analfabeto.

DECLARAÇÃO DE ASSINATURA A ROGO PARA ANALFABETO

(nome de quem assina), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), declaro que assino a rogo do(a) Sr(a) (nome do(a) analfabeto(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), uma vez que ele(a) é analfabeto(a) e tem plena ciência e está de acordo com todos os termos e cláusulas do (nome do instrumento em questão, como um contrato) anexo, o que faço na presença de 02 (duas) testemunhas abaixo qualificadas, em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para que surta seus efeitos legais.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(impressão digital)
(nome do(a) analfabeto(a))

(assinatura)
(nome de quem assina a rogo)

(assinatura)
(nome) - Testemunha
CPF nº (informar)
RG nº (informar)

(assinatura)
(nome) - Testemunha
CPF nº (informar)
RG nº (informar)

Modelo de Declaração de Assinatura a Rogo do Analfabeto

Modelos relacionados

Modelo de Declaração Substitutiva do Reconhecimento de Assinaturas em Cartório

Declaração substitutiva pela qual se afirma que as assinaturas lançadas nos documentos apresentados pertencem aos respectivos signatários, dispensando o reconhecimento de firma em cartório.

Modelo de Declaração de Indicação do Condutor Infrator

Declaração utilizada pelo proprietário do veículo para indicar quem era o condutor infrator de modo a transferir a responsabilidade pela multa de trânsito e os pontos decorrentes da infração.

Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Declaração pela qual a pessoa que pretende assumir um cargo público informa que não foi condenada em nenhuma ação por ato de improbidade administrativa.

Modelo de Declaração de Beneficiado por Bolsa de Estudo

Declaração pela qual o estudante informa que estuda em determinada instituição de ensino por ser beneficiado por uma bolsa de estudo.

Modelo de Declaração de Saúde do Viajante

Declaração por meio da qual o viajante apresenta informações importantes sobre seu estado de saúde nas datas que antecedem sua viagem.

Modelo de Declaração de Portador de Doença

Declaração pela qual o médico informa que seu paciente é portador de uma determinada doença, indicando a qual patologia se refere.

Modelo de Declaração dos Pais ou Responsáveis para Vacinação de Menor

Declaração pela qual os pais ou responsáveis dão sua autorização para vacinação do menor de idade com o imunizante para Covid-19.

Modelo de Declaração de Residência para o Filho

Declaração pelo qual um dos pais, proprietário ou possuidor do imóvel, declaram que o endereço também é a residência de seu filho.

Modelo de Declaração de Inexistência de Conflito de Interesses

Declaração pela qual o ocupante de cargo ou emprego público afirma a inexistência de qualquer conflito de interesses previsto na legislação.

Modelo de Declaração Negativa de Vínculo Empregatício

Declaração negativa por meio da qual a empresa informa que não possui vínculo empregatício ou de natureza trabalhista com determinada pessoa.

Temas relacionados

Declarações

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade