Modelo de Contrato de Mediação

Contrato pela qual as partes contratação o serviço de mediação extrajudicial para resolução de um conflito.

Mediação é a atuação que visa auxiliar duas ou mais partes a solucionarem suas divergências por meio de acordo.

Juridicamente a mediação é a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.

Isso é o que dispõe o parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 13.140/2015, que trata da mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública.

De acordo com o artigo 3º, pode ser objeto de mediação o conflito que verse sobre direitos disponíveis ou sobre direitos indisponíveis que admitam transação.

O artigo 4º estabelece que o mediador será designado pelo tribunal ou escolhido pelas partes e buscará o entendimento e o consenso, facilitando a resolução do conflito.

Já o artigo 9º diz que poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se.

Dessa forma, as partes em desacordo poderão tentar a resolução da desavença por meio da mediação, contratando para tanto um mediador particular.

Esta contratação deverá ser feita de maneira formal, por escrito, constando dados importantes como o objeto da mediação, prazo para conclusão e valor da remuneração.

Para isso disponibilizamos a seguir um modelo de contrato de mediação.

CONTRATO PARTICULAR DE MEDIAÇÃO

Pelo presente instrumento as partes (nome da parte), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço) e (nome da outra parte), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), na forma da Lei nº 13.140/2015, contratam o(a) mediador(a) (nome do(a) mediador(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), com endereço profissional à (endereço), para realizar a mediação para resolução de conflito entre as partes conforme a seguir exposto.

Cláusula 1ª. O(a) mediador(a) realizará a mediação entre as partes, se obrigando a manter sigilo de toda e qualquer informação, documentos e o que mais lhe for apresentado ou chegue ao seu conhecimento em razão do procedimento de mediação aqui contratado.

Cláusula 2ª. A obrigação de sigilo mencionada na cláusula anterior também é assumida pelas partes.

Cláusula 3ª. O descumprimento da obrigação de sigilo por qualquer das partes ou pelo(a) mediador(a) implicará em responsabilidade civil e criminal.

Cláusula 4ª. O objeto da mediação é a controvérsia oriunda da execução do contrato de prestação de serviços firmado pelas partes em (data) (substitua pelo conflito que será mediado).

Cláusula 5ª. A mediação será conduzida no endereço profissional do(a) mediador(a), indicado no preâmbulo deste contrato.

Cláusula 6ª. As comunicações entre as partes e o(a) mediador(a), decorrentes da mediação, serão feitas no endereço indicado na cláusula anterior ou por meio do telefone (informar) ou e-mail (informar).

Cláusula 7ª. O prazo para conclusão da mediação é de (quantidade) dias, podendo ser prorrogado por vontade de ambas as partes por até (quantidade) dias.

Cláusula 8ª. Os honorários do(a) mediador(a) ficam estabelecidos no valor de R$ X.XXX,XX (valor por extenso), devendo ser pagos na proporção de 50% (cinquenta) por cento por cada uma partes mediante depósito na conta corrente nº (informar), agência (informar) do Banco (informar), de titularidade do(a) mediador(a).

Cláusula 9ª. O pagamento do valor mencionado na cláusula anterior será realizado em duas parcelas, sendo a primeira no dia (data) e a segunda no dia seguinte ao término na mediação, seja frutífera ou infrutífera.

Cláusula 10ª. Eventual inadimplência nos pagamentos da cláusula anterior obrigará a parte inadimplente ao pagamento de multa de 5% (cinco por cento) sobre o valor devido, além de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e de correção monetária pelo INPC.

Cláusula 11ª. Na hipótese de qualquer das partes não mais desejar a continuidade do procedimento de mediação, deverá
notificar por escrito a outra parte e o mediador, com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas.

Cláusula 12ª. A desistência e encerramento da mediação não outorgará a qualquer das partes direito à indenização a
qualquer título, nem poderá ser utilizada como argumento em eventual processo judicial.

E por estarem as partes de pleno acordo com o disposto neste instrumento particular, assinam-no na presença de duas testemunhas, em duas vias de igual teor e forma.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome da parte)

(assinatura)
(nome da outra parte)

(assinatura)
(nome do(a) mediador(a))

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

Modelo de Contrato de Mediação

Modelos relacionados

Modelo de Contrato de Renegociação de Dívida

Contrato por meio do qual uma dívida é renegociada para possibilitar o pagamento pelo devedor.

Modelo de Contrato de Assunção de Dívida com Consentimento do Credor

Contrato de assunção pelo qual um terceiro assume a dívida do devedor contando com o consentimento dado pelo credor.

Modelo de Acordo para Suspensão Temporária do Contrato de Trabalho

Acordo individual por meio do qual empregador e empregado ajustam a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Modelo de Termo de Acordo para Pagamento de Dívida

Instrumento pelo qual o devedor se compromete a pagar uma dívida junto ao credor de forma parcelada.

Modelo de Comunicação ao Sindicato do Acordo de Redução de Jornada

Comunicação pelo empregador ao sindicato laboral acerca do acordo de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário do empregado.

Modelo de Comunicação ao Sindicato do Acordo de Suspensão do Contrato de Trabalho

Comunicação endereçada pelo empregador ao sindicato laboral da categoria informando acerca do acordo individual de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Modelo de Proposta de Acordo

Encaminhamento de uma tentativa de conciliação à outra parte para colocar fim a um litígio judicial.

Modelo de Acordo para Redução do Intervalo Intrajornada da Empregada Doméstica

Acordo individual pelo qual o intervalo intrajornada da empregada doméstica é reduzido para trinta minutos.

Temas relacionados

Contratos

Acordo

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade