Modelo de Contrato de Cessão de Direitos Patrimoniais de Obra Literária

Contrato por meio do qual é formalizada a cessão dos direitos patrimoniais de uma obra literária, seja de ficção, técnica, científica ou outro gênero, do autor para editora.

A Lei nº 9.610/1998 traz disposições acerta dos direitos autorais estabelecendo, em seu artigo 11, que o autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica.

Já o artigo 22 dispõe que pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou, sendo que este conjunto forma os direitos autorais.

Acerca dos referidos direitos patrimoniais, diz o artigo 28 que cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica.

O artigo 29, por sua vez, estabelece que depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como a reprodução parcial ou integral, a edição, a adaptação, a tradução para qualquer idioma, a distribuição, a exposição, a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, dentre outras.

De acordo com o artigo 49, os direitos de autor poderão ser total ou parcialmente transferidos a terceiros por meio de licenciamento, concessão, cessão ou por outros meios admitidos em Direito.

O inciso III deste artigo dispõe que, na hipótese de não haver estipulação contratual escrita, o prazo máximo da transferência dos direitos será de cinco anos.

Por fim, o artigo 50 estabelece que a cessão total ou parcial dos direitos de autor será feita sempre por escrito, presumindo-se de forma onerosa.

Feitos os apontamentos acima, disponibilizamos abaixo um modelo de contrato de cessão de direitos patrimoniais de obra literária do autor para uma editora.

CONTRATO DE CESSÃO DE DIREITOS PATRIMONIAIS DE OBRA LITERÁRIA

Pelo presente instrumento, que entre si fazem (nome da editora), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), doravante denominada EDITORA, neste ato representada por seu(sua) (cargo) (nome), e de outro lado (nome do(a) autor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) AUTOR(a), fica ajustada a cessão de direitos patrimoniais de obra mediante os termos seguintes.

Cláusula 1ª. O presente tem como OBJETO a cessão e transferência da obra literária feita pelo(a) AUTOR(a) à EDITORA, a qual terá todos os direitos relacionados à referida obra, denominada (informar), ISBN (informar).

Cláusula 2ª. O(a) AUTOR(a) aliena sua obra, especificada na cláusula anterior, à EDITORA, pelo prazo de 5 (cinco) anos, transferindo desta forma todos os direitos e faculdades que anteriormente possuía, incluindo todos aqueles inerentes ao direito autoral, com todas as suas características diretas e indiretas, assim como as consequências que possam advir da reprodução, divulgação e outras formas de veiculação pública da obra.

Cláusula 3ª. O(a) AUTOR(a), através deste contrato, declara expressamente que a obra cedida, bem como os direitos a ela vinculados, não possuem nenhuma proibição ou impedimento para sua publicação e divulgação.

Cláusula 4ª. A alienação da presente obra se faz pelo preço total de R$ XX.XXX,XX (valor por extenso), a ser pago pela EDITORA ao(à) AUTOR(a) mediante transferência bancária para conta corrente (informar), agência (informar), do banco (informar), de sua titularidade, a ser efetuado na data da assinatura do presente instrumento.

Cláusula 5ª. Todos os direitos sobre a obra cedida estão neste ato sendo transferidos à EDITORA, que poderá efetuar o registro e outros atos necessários para o reconhecimento do direito de propriedade sobre a obra.

Cláusula 6ª. O(a) AUTOR(a) nomeia e constitui a EDITORA como sua única procuradora, com poderes irrevogáveis, para atuar em defesa dos direitos relacionados à obra cedida, salvo quanto às questões de conteúdo, vez que a EDITORA não se responsabiliza pelo conteúdo do texto formulado exclusivamente pelo(a) AUTOR(a), de modo que quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.

Cláusula 7ª. O encargo da evicção é do(a) AUTOR(a), a quem caberá, inclusive, o dever de indenizar a EDITORA caso a mesma seja prejudicada por medidas judiciais ou extrajudiciais relacionadas ao conteúdo.

Cláusula 8ª. Cabe à EDITORA realizar a publicação, editoração, divulgação, entre outros, por critério próprio, efetuando quaisquer negociações sobre preço, entrega, período de lançamento, etc., concernente à obra cedida.

Cláusula 9ª. O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo, as quais elegem o foro da cidade de (informar), para dirimirem quaisquer dúvidas provenientes da execução e cumprimento do mesmo.

E, por estarem justas e convencionadas as partes assinam o presente contrato de cessão de direitos patrimoniais de obra, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) representante(a))
(cargo)
(nome da editora)

(assinatura)
(nome do(a) autor(a))

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

(assinatura)
(nome da testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

Modelo de Contrato de Cessão de Direitos Patrimoniais de Obra Literária

Modelos relacionados

Modelo de Termo de Renovação de Contrato de Servidão de Passagem

Termo utilizado para formalizar um aditivo de renovação que terá por efeito prorrogar a vigência do contrato de servidão de passagem.

Modelo de Contrato de Cessão de Direitos de Compromisso de Compra e Venda

Contrato pelo qual se realiza a cessão dos direitos decorrentes de um compromisso de compra e venda de bem imóvel.

Modelo de Contrato de Cessão de Direitos Autorais

Contrato pelo qual o autor de um livro faz a cessão dos direitos autorais a uma editora que poderá explorar comercialmente a obra.

Modelo de Contrato de Cessão de Servidão de Passagem

Instrumento particular que estabelece o acesso de um imóvel dos fundos por uma passagem naquele da frente.

Modelo de Contrato de Cessão de Moradia para Empregado Rural

Instrumento que oficializa a cessão gratuita de residência ao trabalhador rural e sua família sem integração ao salário do mesmo.

Modelo de Contrato de Cessão de Uso de Bem Imóvel

Instrumento por meio do qual o poder público cede o uso gratuito de um bem para benefício da população.

Modelo de Contrato de Doação de Dinheiro

Contrato pelo qual são formalizados os termos de uma doação de determinada quantia em dinheiro entre pessoas físicas.

Modelo de Contrato de Empréstimo de Imóvel Residencial

Contrato pelo qual as partes ajustam as condições do empréstimo gratuito de um imóvel residencial por determinado tempo a título de comodato.

Modelo de Contrato de Transferência de Posse de Imóvel

Contrato particular por meio do qual é realizada formalmente a transferência da posse de um bem imóvel.

Modelo de Contrato de Troca de Serviços

Contrato por meio do qual dois prestadores ajustam mutuamente a troca de serviços que serão realizados em favor um do outro.

Temas relacionados

Contratos

Cessão

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade