Modelo de Requerimento de Desincompatibilização para Concorrer às Eleições

Requerimento pelo qual o ocupante de cargo no serviço público pede seu afastamento da função atual visando a desincompatibilização para concorrer às eleições.

Desincompatibilização é o ato pelo qual o ocupante de cargo no serviço público se afasta de posto, emprego ou função na administração pública direta ou indireta para se candidatar a um cargo eletivo.

O tema é tratado pela Lei Complementar nº 64/1990, que estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências.

Tal legislação cumpre o determinado pelo § 9º do artigo 14 da Constituição Federal, segundo o qual uma lei complementar deveria se encarregar de casos de inelegibilidade além dos ali previstos.

O objetivo de tal instituto é impedir que um servidor utilize seu cargo em benefício próprio mediante abuso de poder econômico ou político nas eleições.

O candidato que não se desvincular da função pública nos casos previstos, não poderá disputar as eleições em razão da incompatibilidade, ou seja, estará inelegível.

A solução é que ele realize sua desincompatibilização nos prazos previstos cumprindo assim este requisito para o registro de sua candidatura.

A desincompatibilização pode ser definitiva ou temporária. Será definitiva para os ocupantes de cargos eletivos com mandato, assim como os que têm vínculo precário, os nomeados e os comissionados em geral.

No caso dos servidores concursados, a desincompatibilização é temporária e se dá por meio de uma licença remunerada pelo tempo em que o funcionário fica afastado no período eleitoral.

Os prazos para a desincompatibilização variam de três a seis meses, dependendo da classe do agente público.

Dessa forma, feitos os esclarecimentos acima, apresentamos a seguir um modelo de requerimento de desincompatibilização para concorrer às eleições, que deve ser apresentado em duas vias, permanecendo uma delas, protocolada, como o requerente.

REQUERIMENTO DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO PARA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES

Ao
Secretário de Administração (substitua pelo responsável)
(nome do órgão ou ente público)

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), matrícula nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), e-mail (informar), telefone (informar), venho por meio deste requerer meu afastamento, a título de desincompatibilização, para concorrer ao cargo eletivo de (informar), nos termos da Lei Complementar nº 64/1990.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Modelo de Requerimento de Desincompatibilização para Concorrer às Eleições

Modelos relacionados

Modelo de Requerimento de Transferência de Domicílio Eleitoral

Requerimento pelo qual o eleitor pede a transferência de seu domicílio eleitoral por mudança na localidade de sua residência.

Modelo de Requerimento de Urnas para Realização de Eleições

Solicitação pela qual uma entidade ou associação requer o fornecimento de urnas convencionais para seu processo eleitoral.

Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Declaração pela qual a pessoa que pretende assumir um cargo público informa que não foi condenada em nenhuma ação por ato de improbidade administrativa.

Modelo de Requerimento de Registro de Bem de Família

Requerimento ao cartório de registro de imóveis para que seja efetuado o registro na matrícula de um imóvel residencial como bem de família.

Modelo de Requerimento ao Cartório para Registro de Associação

Requerimento endereçado ao cartório civil de pessoas jurídicas solicitando o registro da documentação referente a fundação de a uma nova associação.

Modelo de Edital de Assembleia Geral para Eleições de Associação

Edital por meio do qual uma associação faz a convocação de associados para formação de chapas e voto nas próximas eleições.

Modelo de Requerimento do Estudante para Guarda do Sábado

Requerimento que o estudante faz à sua instituição de ensino para que, em razão da guarda do sábado, como adventista do sétimo dia, possa realizar as atividades em outro período.

Modelo de Requerimento de Licença e Autorização para Desmatamento

Requerimento pelo qual se busca do IBAMA uma licença de conversão para uso do solo na forma de autorização para realização de desmatamento.

Modelo de Termo de Designação da Comissão Eleitoral da CIPA

Termo utilizado para formalizar a designação dos membros que formarão a comissão eleitoral da CIPA.

Modelo de Ata de Eleição dos Representantes dos Empregados na CIPA

Ata por meio da qual é formalizada a realização da eleição da CIPA com a escolha dos representantes dos empregados.

Temas relacionados

Requerimentos

Eleição

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade