Modelo Simples

Modelo de Recurso de Multa por Furar Sinal em Local Perigoso

Recurso contra multa de trânsito aplicada por avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória.

Modelo de Recurso de Multa por Furar Sinal em Local Perigoso

Semáforo é como se denomina o aparelho de sinalização por meio de luzes que tem por objetivo orientar o trânsito e possibilitar uma melhor fluidez e segurança aos veículos e pedestres.

O Código de Trânsito Brasileiro trata do assunto ao estabelecer no artigo 208 que avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração gravíssima punível com multa.

Entretanto, existem situações em que o condutor avança o sinal vermelho não por desatenção ou simples desrespeito à legislação, mas sim como forma de resguardar a própria segurança e de sua família.

É o que ocorre em regiões reconhecidamente perigosas, que sujeitam os condutores a risco de assaltos, sequestros e outros crimes caso ali parem seu veículo em determinados horários.

Sendo este o caso, o condutor poderá tentar cancelar a autuação por meio do presente modelo de recurso de multa por furar sinal em local perigoso.


EXCELENTÍSSIMO(a) SENHOR(a) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS E INFRAÇÕES – JARI DO (órgão que aplicou a multa)

DEFESA DE AUTUAÇÃO

Notificação de Infração de Trânsito nº (informar)
Infração nº (informar)

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), na cidade de (município) - (UF), vem respeitosamente apresentar Recurso de Multa de Trânsito, o que faz nos termos que seguem.

De acordo com a notificação supracitada, o(a) condutor(a) do veículo (marca e modelo), placa (informar), teria cometido irregularidade ao avançar o sinal vermelho do semáforo no dia (data) às (horário).

Apontou-se, dessa forma, violação ao artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro.

No entanto, referida multa não deve prevalecer, pois somente não fiquei parado naquele semáforo como forma de resguardar minha própria segurança e de minha família, visto que minha esposa e filhos estavam comigo no veículo (se for o caso).

Isso porque se trata de um local bastante ermo, pouco iluminado, sem a presença de viaturas policiais e onde os cidadãos são alvo de constantes assaltos, como revelam as matérias vinculadas na imprensa que anexo nesta oportunidade.

A julgar pelo horário em que ocorreu o fato, às (informar), verifica-se que realmente se tratava de um cenário propício para ação de criminosos, o que torna a aplicação da multa algo desproporcional e não razoável.

Neste sentido, o artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é dever do Estado e direito de todos, inclusive nas vias públicas, como consta no parágrafo décimo.

Da mesma forma, o parágrafo segundo do artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro diz que o trânsito em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades competentes, cabendo a eles adotar as medidas necessárias a assegurar esse direito.

Tendo em vista as normas citadas, é um contrassenso a aplicação da multa em uma situação em que o condutor buscava apenas assegurar sua segurança e a própria vida, assim como de sua família.

Diante do exposto, requer o deferimento do presente recurso, na forma do inciso I do parágrafo único do artigo 281 do Código de Trânsito Brasileiro, determinando-se o arquivamento do auto de infração e julgando-se insubsistente seu registro, com o consequente cancelamento da multa e a extinção da pontuação que a infração gerou no Prontuário Geral Único do recorrente.

Requer ainda seja concedido o efeito suspensivo no caso do recurso não ter sido julgado em até 30 (trinta) dias da data de seu protocolo em conformidade com o parágrafo terceiro do artigo 285 também do Código de Trânsito Brasileiro.

Pretende provar o alegado pela produção de provas, especialmente documental e testemunhal.

Termos em que,

Pede deferimento.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do recorrente)
Telefone (informar)


Modelo de Recurso de Multa por Dirigir em Rodovia com Farol Apagado
Recurso contra multa por não manter acesa a luz baixa durante o dia ao trafegar com o veículo em rodovia.

Modelo de Recurso de Multa por Falta de Data e Hora da Infração
Recurso contra a multa de trânsito em auto que não indica o momento em que a infração foi cometida.

Modelo de Recurso de Multa de Trânsito Expedida fora do Prazo
Uma recurso apresentado devido ao fato de a multa de trânsito ter sido emitida, expedida ou postada além do prazo legal.

Modelo de Recurso para Converter Multa de Trânsito em Advertência
Recurso que busca a conversão da penalidade em mera advertência devido ao bom histórico do infrator.

Modelo de Recurso de Multa por Dirigir Falando ao Celular
Recurso pelo qual se busca o cancelamento da multa pois o condutor não estaria fazendo uso do telefone naquele momento.

Modelo de Recurso de Multa por Atraso na Emissão da Notificação
Utilizado para recorrer de uma multa de trânsito expedida além do prazo previsto pela legislação.

Modelo de Recurso de Multa por Excesso de Velocidade
Utilizado para recorrer de uma multa de trânsito pela qual o veículo estaria acima do limite permitido de velocidade.

Modelo de Recurso de Multa por Veículo sem Placa de Identificação
Recurso contra infração de trânsito por conduzir o veículo sem uma das placas de identificação.


Todos os modelos organizados por assunto
Veja aqui todos os modelos de nosso acervo devidamente organizados por temas.


Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade