Modelo de Comunicado ao Empregador do Trabalho Realizado nas Eleições

Comunicado pelo qual o empregado informa ao empregador os dias em que atuou nas eleições e apresenta a declaração da Justiça Eleitoral para obter o dobro dos dias em folga remunerada.

É por meio das eleições, sejam gerais ou municipais, que se garante o exercício do direito do voto, importante aspecto da democracia.

A realização das eleições não seria possível sem a importante atuação dos mesários e demais cidadãos que compõe as mesas receptoras e juntas eleitorais, além daqueles requisitados para auxiliar seus trabalhos.

Na Lei nº 9.504/1997 se encontram normas que regulamentam diversos aspectos das eleições.

Dentre as normas se encontra no artigo 98 a determinação de que os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras ou juntas eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação.

Trata-se, portanto, do direito a folga remunerada pelo dobro de dias em que o trabalhador teve que atuar a serviço da Justiça Eleitoral, onde se inclui não apenas o efetivo dia das eleições, mas também eventuais treinamentos e preparações anteriores.

A Resolução nº 22.747/2008 do TSE - Tribunal Superior Eleitoral aborda esta matéria dispondo que a folga alcança tanto instituições públicas quanto privadas.

Estabelece ainda que os dias de folga não podem ser convertidos em valores pecuniários, mas efetivamente gozados.

No caso de o contrato de trabalho estar suspenso ou interrompido, a folga deverá ser acordada para ser gozada após o retorno ao trabalho.

Vale destacar que a folga somente de aplica ao contrato de trabalho que se encontrava vigente na época da atuação do empregado para Justiça Eleitoral.

Mas para que o empregador tenha ciência da atuação do empregado nas eleições, dever ser comunicado por ele deste fato, inclusive com a entrega da declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

Para este fim, disponibilizamos abaixo um modelo de comunicado ao empregador do trabalho nas eleições para obtenção da folga correspondente.

O documento deve ser apresentado em duas vias, mantendo o empregado uma delas consigo, devidamente protocolada pelo empregador.

COMUNICADO DE TRABALHO NAS ELEIÇÕES

À
(razão social da empresa)
CNPJ nº (informar)

(nome do(a) empregado(a)), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), no RG nº (informar) e portador(a) da CTPS nº (informar), série (informar), venho na forma do artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 e do artigo 1º da Resolução nº 22.747/2008 do TSE apresentar a declaração expedida pela Justiça Eleitoral comprovando que fui nomeado para atuar nas eleições na função de (mesário, presidente, auxiliar da mesa receptora ou da junta eleitoral), tendo sido convocado para trabalhar nos dias (informe os dias em que atuou), conforme consta na mencionada certidão.

Informa ainda que, como consta nos dispositivos legais citados, os empregados convocados pela Justiça Eleitoral deverão ser dispensados do serviços, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação.

Sendo o que havia a apresentar e informar, renovo votos de estima e consideração.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) empregado(a))

(assinatura)
(razão social da empresa)

Modelo de Comunicado ao Empregador do Trabalho Realizado nas Eleições

Modelos relacionados

Modelo de Ata de Eleição e Posse do Conselho Escolar

Uma ata que registra o processo de eleição e posse dos novos membros do conselho escolar.

Modelo de Edital de Aviso Resumido de Eleições Sindicais

Edital que traz um aviso resumido com dados importantes para a categoria acerca das próximas eleições sindicais.

Modelo de Justificativa Eleitoral por Doença

Justificativa por não ter votado nas eleições em razão de ter estado doente na data da votação.

Modelo de Recibo de Entrega ao Sindicato de Documentação da CIPA

Recibo que comprova a entrega pela empresa ao sindicato dos documentos referentes à eleição da CIPA, quais sejam, atas de eleição e posse e calendário anual das reuniões.

Modelo de Requerimento de Transferência de Domicílio Eleitoral

Requerimento pelo qual o eleitor pede a transferência de seu domicílio eleitoral por mudança na localidade de sua residência.

Modelo de Justificativa para Não Trabalhar nas Eleições

Carta pela qual a pessoa convocada como mesário apresenta sua justificativa para não trabalhar nas eleições.

Modelo de Pedido de Registro de Chapa para Eleições

Requerimento para que seja registrada a chapa que pretende disputar as eleições do Sindicato.

Modelo de Termo de Responsabilidade para Retirada de Urnas para Eleição

Termo pelo qual o presidente da entidade se responsabiliza pelas urnas retiradas no cartório eleitoral.

Temas relacionados

Trabalhistas

Eleição

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade