Modelo de Termo de Recusa de Imunização

Termo pelo qual o indivíduo se recusa a receber a imunização por meio da vacina oferecida gratuitamente, contrariando as orientações prestadas.

Vacina é um composto biológico que, uma vez aplicado no corpo, estimula o organismo a desenvolver uma resposta imunológica que garante proteção contra o contágio de uma determinada doença.

O desenvolvimento dessa proteção é chamado de imunização e tem por finalidade aumentar a resistência contra a infecção em questão.

A vacina não contém o agente ativo causador da infecção, mas apenas formas enfraquecidas ou mortas dele, suas toxinas, proteínas de sua superfície, ou outros elementos que possam estimular a resposta imunológica.

É normal que, após receber a vacina, o organismo do indivíduo apresente alguma reação, tal como febre ou outro desconforto, mas sempre de forma leve.

Ademais, as vacinas são aplicadas apenas no público alvo, do qual são excluídos indivíduos que tenham algum potencial para desenvolver reações mais severas.

Vale destacar ainda que o desenvolvimento de uma vacina é um processo longo que envolve amplos testes e controle rigoroso de seus efeitos, de modo que elas são consideradas seguras.

Apesar disso, nenhuma pessoa capaz para os atos da vida civil pode ser obrigado a receber a vacina, sendo assegurado seu direito de recusar a imunização.

Como já explicado, as vacinas disponíveis para aplicação passaram por rigoroso processo de desenvolvimento e são seguras, sendo que a proteção oferecida por elas é importante não apenas para o indivíduo como para toda a sociedade, visto que reduz a circulação da doença e pode até mesmo erradicá-la.

Portanto, de forma alguma é recomendável deixar de receber a imunização quando ela é indicada.

Muitas empresas, entidades, instituições e órgãos promovem campanhas de vacinação para seus membros, associados, servidores e empregados, visando preservar a boa saúde de todos.

Em havendo recusa no recebimento da vacina oferecida, normalmente é solicitada a assinatura de um termo que comprove se tratar de uma escolha livre e pessoal, deixando claro que a imunização lhe foi oferecida de forma gratuita.

Para isso, disponibilizamos abaixo um modelo de termo de recusa de imunização.

TERMO DE RECUSA DE IMUNIZAÇÃO

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), declaro que me recuso a receber a vacina (informe qual a vacina recusada), oferecida de forma gratuita pela (informe a empresa, entidade, instituição ou órgão que está oferecendo a vacinação), estando ciente de seus benefícios e efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estarei exposto por sua não aplicação.

Declaro que tomo esta decisão livremente mesmo tendo sido orientado a receber a imunização, de modo que assumo a responsabilidade por qualquer problema que tal escolha possa acarretar para minha saúde.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Modelo de Termo de Recusa de Imunização

Modelos relacionados

Modelo de Termo de Concessão de Direitos de Imagem e Outros

Termo utilizado para concessão de direitos de imagem e outros pelo participante de evento.

Modelo de Termo de Compromisso do Bolsista para Projeto de Pesquisa

Instrumento que especifica as condições pelas quais é concedida a bolsa de auxílio para realização da pesquisa.

Modelo de Termo de Responsabilidade do Procurador para o INSS

Termo de responsabilidade que deve ser apresentado pelo procurador ao INSS juntamente com a procuração do segurado ou pensionista.

Modelo de Termo de Cumprimento de Contrato

Termo pelo qual, diante do cumprimento do contrato por ambas as partes, é conferida mútua quitação.

Modelo de Termo de Voluntariado

Termo pelo qual é feita a adesão para prestação de serviços na modalidade de voluntariado.

Modelo de Termo de Recusa de Retorno às Aulas Presenciais

Termo firmado pelo responsável informando que recusa o retorno do aluno às aulas presenciais devido ao risco de contágio por Covid-19.

Modelo de Termo de Desistência de Auxílios Estudantis

Documento pelo qual o aluno desiste dos auxílios que recebia da instituição de ensino.

Modelo de Termo de Dispensa de Licitação

Documento utilizado para comunicar que não será realizada licitação em uma compra ou contratação específica.

Temas relacionados

Termos

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade