Modelo de Declaração para Empregado que Inicia a Guarda do Sábado

Declaração utilizada pelo empregado que deseja iniciar a guarda do sábado segundo a prática adotada pelos adventistas do sétimo dia.

De acordo com os princípios encontrados na bíblia sagrada, o dia de sábado é considerado o dia santo, que deve ser dedicado ao descanso e ao Senhor Deus.

Consta em Êxodo, Capítulo 20, versículos 8 a 11, que as pessoas devem se lembrar do dia de sábado para santificá-lo, devendo todo o trabalho ser realizado em seis dias.

É expresso neste texto que nesse dia não se deve fazer trabalho algum ou exigir o trabalho de outros, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou.

Trata-se do quarto mandamento que integra, portanto, a lei de Deus.

A respeito deste tema diz o inciso VI do artigo 5º da Constituição Federal que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos.

Por sua vez o inciso VII do mesmo artigo estabelece que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa.

Assim, caso o empregado tenha intenção de seguir sua crença religiosa com a guarda do sábado, seja como membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia ou mesmo de outra denominação religiosa, deverá comunicar seu empregador e buscar em comum acordo uma jornada de trabalho alternativa que lhe preserve este dia.

Mais uma vez importa recorrer à Constituição Federal que dispõe, no inciso XIII do artigo 7º, que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O acordo individual para compensação da jornada encontra previsão no artigo 59 e seus parágrafos 2º, 5º e 6º da CLT, mesmo sem a participação do sindicato da categoria.

Assim, disponibilizamos abaixo um modelo de declaração de guarda do sábado que poderá ser utilizada pelo empregado para comunicar formalmente o seu empregador acerca de sua crença.

DECLARAÇÃO DE GUARDA DO SÁBADO

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), declara para os devidos fins, por razões de consciência religiosa, seguindo os princípios bíblicos adotados como regra de fé pelos Adventistas do Sétimo Dia, que observo a santidade do dia do sábado, separando-o desde o pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol no dia do sábado, exclusivamente ao descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e a prática de Jesus.

Reafirmo ainda meu desejo de continuar prestando serviço à empresa (razão social) com fiel cumprimento das minhas obrigações, como sempre foi meu procedimento.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Modelo de Declaração para Empregado que Inicia a Guarda do Sábado

Modelos relacionados

Modelo de Termo de Troca de EPI

Termo que comprova a troca do equipamento de proteção individual (EPI) sem condições de uso por um novo.

Modelo de Pedido de Demissão do Empregado

Carta pela qual o empregado apresenta seu pedido demissão ao empregador solicitando dispensa do período de aviso prévio.

Modelo de Carta de Liberação do Aviso Prévio

Carta utilizada para comunicar o empregado acerca da liberação do cumprimento do período de aviso prévio.

Modelo de Comunicado ao Empregador sobre a Concessão do Auxílio-Doença

Uma carta pela qual o empregado comunica a empresa acerca do benefício de auxílio-doença que lhe foi concedido pelo INSS.

Modelo de Pedido de Licença-Maternidade

Requerimento por meio do qual a empregada gestante pede a concessão da licença-maternidade a partir da data prevista para o nascimento do filho.

Modelo de Acordo de Compensação de Horas da Empregada Doméstica

Um acordo para implantação do regime de compensação de horas aplicável ao contrato de trabalho doméstico.

Modelo de Acordo de Regime Especial de Compensação de Jornada em Banco de Horas

Acordo entre empregado e empregador em regime especial para compensação de jornada por meio de banco de horas no período de calamidade pública.

Modelo de Recibo de Pagamento da Diarista

Recibo que comprova o pagamento da diarista, como trabalhadora autônoma, pelos serviços prestados.

Temas relacionados

Trabalhistas

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade