Modelo de Declaração de Emprego

Declaração firmada pelo empregador para que o empregado possa comprovar a relação de emprego mediante a apresentação de tal documento.

Atualizado em 01 de abril de 2022.

Esta declaração tem por objetivo fornecer ao trabalhador um documento que comprove sua condição de empregado de determinada empresa.

Importa esclarecer que a relação de emprego, ou seja, o vínculo empregatício, depende da presença de alguns requisitos, conforme disposto no artigo 3º da CLT.

De acordo com tal dispositivo, considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Os requisitos para caracterização do contrato de trabalho com vínculo de emprego, portanto, são os seguintes:

1) O empregado deve ser uma pessoa física, também chamada de pessoa natural, e não uma pessoa jurídica. Já o empregador poderá ser uma pessoa jurídica ou física, muito comum no caso do trabalho doméstico.

2) Deve haver pessoalidade, de modo que o funcionário não pode se fazer substituir por terceiros em suas funções;

3) O trabalho não pode ser prestado com eventualidade, mas sim com habitualidade, ou seja, deve haver uma rotina de prestação de serviços;

4) Deve existir onerosidade, isto é, o empregador deve pagar ao empregado uma contraprestação pelo serviço prestado, sendo este seu salário ou remuneração; e

5) O trabalho é realizado pelo empregado mediante subordinação ao seu empregador, significando que ele obedece às suas ordens na execução das tarefas profissionais, cumpre a jornada de trabalho estabelecida, utiliza as vestimentas exigidas com os equipamentos e materiais fornecidos, dentre outros aspectos.

Uma vez que presentes os requisitos acima, estaremos diante de uma relação de emprego, que poderá ser demonstrada pelo empregado a terceiros pela apresentação da anotação em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS. Ou ainda, na indisponibilidade deste documento, por uma declaração firmado pelo empregador.

Nesta declaração devem constar tanto os dados necessários para identificação da empresa quanto do funcionário, assim como data de contratação e normalmente a jornada de trabalho.

Dessa forma, disponibilizamos abaixo um modelo de declaração de emprego.

DECLARAÇÃO DE EMPREGO

(razão social da empresa ou nome do empregador), inscrita no CNPJ (ou CPF) sob o nº (informar), com endereço à (informe o endereço completo), declara para os devidos fins que o(a) Sr(a). (nome do(a) empregado(a)), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e portador(a) da CTPS nº (informar), Série (informar), é seu(ua) empregado(a) desde (data da contratação), atualmente exercendo a função de (informar) com carga horária de 44 horas semanais, trabalhando das 07h00 à 11h00 e das 13h00 às 17h00 de segunda à sexta-feira e das 07h00 às 11h00 aos sábados.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(razão social ou nome do empregador)
(nome do responsável, no caso de empresa)
(cargo, no caso responsável pela empresa)

Modelo de Declaração de Emprego

Modelos relacionados

Modelo de Carta de Recomendação de Emprego

Uma carta elaborada pelo antigo empregador recomendando a contratação e os serviços do ex-funcionário.

Modelo de Carta de Abandono de Emprego

Notificação encaminhada ao empregado para que retorne ao serviço sob pena da aplicação de justa causa.

Modelo de Declaração de Trabalho

Declaração utilizada para comprovar o trabalho exercido por alguém a uma empresa ou outra pessoa física, com indicação de tempo, função e jornada exercida.

Modelo de Contrato de Trabalho Temporário da Empregada Doméstica

Contrato de trabalho temporário da empregada doméstica firmado com prazo determinado para atender necessidades transitórias, como a substituição de funcionária afastada.

Modelo de Termo de Responsabilidade para Trabalho Presencial da Gestante não Vacinada

Termo de responsabilidade e de livre consentimento para retorno ao exercício do trabalho presencial da gestante que opta pela não vacinação contra o novo coronavírus, causador da Covid-19.

Modelo de Encaminhamento do Empregado para Realizar Teste de Covid-19

Documento pelo qual a empresa faz o encaminhamento do empregado para realizar o teste de Covid-19 diante da suspeita de contágio.

Modelo de Carta de Entrega de Teste Positivo de Covid-19 pelo Empregado

Carta utilizada pelo empregado para apresentar ao empregador o resultado do teste positivo de Covid-19 para que sejam adotadas as medidas de afastamento.

Modelo de Declaração Negativa de Vínculo Empregatício

Declaração negativa por meio da qual a empresa informa que não possui vínculo empregatício ou de natureza trabalhista com determinada pessoa.

Modelo de Convite para Preencher Vaga de Emprego na Empresa

Convite pelo qual a empresa comunica um profissional a respeito de uma vaga de emprego e demonstra seu interesse em que ele ocupe o cargo.

Modelo de Carta de Recomendação para o Funcionário vai se Mudar

Carta por meio da qual o atual empregador faz a recomendação profissional do funcionário que vai se mudar para outra localidade.

Temas relacionados

Trabalhistas

Emprego

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade