Modelo de Carta de Recomendação de Emprego

Uma carta elaborada pelo antigo empregador com recomendação de contratação do ex-funcionário para obtenção de uma nova vaga de emprego.

Atualizado em 02 de agosto de 2022.

A carta de recomendação funciona como um tipo de indicação do antigo empregador de que um determinado profissional será uma boa contratação para preencher uma vaga de emprego.

Muitas vezes a imagem comum que se tem do fim do contrato de trabalho de um funcionário com seu desligamento da empresa, é a do surgimento de uma animosidade entre empregado e empregador.

Isso porque na maioria das vezes o desligamento se dá por iniciativa de uma das partes que se encontra insatisfeita com a relação empregatícia, seja com o ato de demissão realizado pelo patrão ou mesmo pelo pedido de demissão por parte do empregado.

Mas esta realidade não se aplica a todos os casos. O pedido de demissão pode se dar mesmo pelo empregado que tenha ótima relação com seus superiores, mas que tenha intenção de buscar um crescimento profissional não disponível na empresa atual, uma recolocação em outra área ou mesmo para empreender por conta própria.

Outra hipótese comum de desligamento amigável por iniciativa do empregado é o de mudança para outra localidade.

A demissão por iniciativa do empregador também pode ocorrer por motivos que não envolvem diretamente o empregado, como é o caso de uma restruturação que resulte na extinção ou redução de setores e departamentos, ou mesmo uma mudança no ramo de atuação.

Em todos estes casos, é comum que o empregador forneça ao empregado que está deixando a empresa uma carta de recomendação, mesmo que não haja nenhuma obrigatoriedade prevista em lei.

Tal carta representa algo como um selo de aprovação do antigo empregador, o que dará mais confiança à nova empresa que tenha este profissional concorrendo a uma vaga de emprego.

Sem dúvida a recomendação fornecida pelo empregador anterior será um diferencial favorável em qualquer processo seletivo para contratação, pois demonstra o reconhecimento de um profissional competente que não apenas desempenhou bem as suas funções como teve boa conduta no ambiente profissional.

Dessa forma, apresentamos a seguir um modelo de carta de recomendação de emprego.

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

Fazemos uso da presente para informar que o(a) Sr.(a) (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), tendo trabalhado nesta empresa no período de (data inicial) até (data final), inicialmente no cargo de (informar) e posteriormente como (informar), sempre desempenhou suas função com zelo e eficiência, demonstrando grande competência profissional e ilibada conduta pessoal, trabalhando muito bem em equipe.

Informamos que seu desligamento deveu-se exclusivamente à reestruturação na empresa que resultou na desativação de determinados setores, nada havendo em nossos registros que o(a) desabone.

Dessa forma, é com segurança que recomendamos sua contratação.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) responsável)
(cargo)
(razão social da empresa)
CNPJ nº (informar)

Modelo de Carta de Recomendação de Emprego

Modelos relacionados

Modelo de Declaração de Emprego

Declaração firmada pelo empregador para que o empregado possa comprovar a relação de emprego mediante a apresentação de tal documento.

Modelo de Carta de Abandono de Emprego

Notificação encaminhada ao empregado para que retorne ao serviço sob pena da aplicação de justa causa.

Modelo de Carta de Referência

Carta fornecida pelo último empregador com referência positiva acerca da boa conduta, competência, qualificação e aptidão técnica do funcionário.

Modelo de Declaração de Trabalho

Declaração utilizada para comprovar o trabalho exercido por alguém a uma empresa ou outra pessoa física, com indicação de tempo, função e jornada exercida.

Modelo de Contrato de Trabalho Temporário da Empregada Doméstica

Contrato de trabalho temporário da empregada doméstica firmado com prazo determinado para atender necessidades transitórias, como a substituição de funcionária afastada.

Modelo de Termo de Responsabilidade para Trabalho Presencial da Gestante não Vacinada

Termo de responsabilidade e de livre consentimento para retorno ao exercício do trabalho presencial da gestante que opta pela não vacinação contra o novo coronavírus, causador da Covid-19.

Modelo de Encaminhamento do Empregado para Realizar Teste de Covid-19

Documento pelo qual a empresa faz o encaminhamento do empregado para realizar o teste de Covid-19 diante da suspeita de contágio.

Modelo de Carta de Entrega de Teste Positivo de Covid-19 pelo Empregado

Carta utilizada pelo empregado para apresentar ao empregador o resultado do teste positivo de Covid-19 para que sejam adotadas as medidas de afastamento.

Modelo de Declaração Negativa de Vínculo Empregatício

Declaração negativa por meio da qual a empresa informa que não possui vínculo empregatício ou de natureza trabalhista com determinada pessoa.

Modelo de Convite para Preencher Vaga de Emprego na Empresa

Convite pelo qual a empresa comunica um profissional a respeito de uma vaga de emprego e demonstra seu interesse em que ele ocupe o cargo.

Temas relacionados

Trabalhistas

Emprego

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade