Modelo de Comunicado de Extravio de Documentos à Junta Comercial

Comunicado da empresa à junta comercial acerca do extravio de documentos de interesse da escrituração.

O comércio é uma atividade amplamente regulamentada por órgãos que visam garantir a idoneidade de seus agentes e dos negócios realizados.

Por tal motivo é exigida elaboração de escriturações completas das atividades das empresas, seguindo a formalidade aplicável.

Disposições a respeito dessa matéria podem ser encontradas no Decreto-Lei nº 486/1969, que trata das escrituração e livros mercantis e dá outras providências.

De acordo com o disposto no artigo 10 desta norma, caso ocorra o extravio, a deterioração ou a destruição de livros, fichas, documentos ou papéis de interesse da escrituração, deverá o comerciante publicar este fato em jornal de grande circulação local e informar o ocorrido, no prazo de quarenta e oito horas, ao órgão competente do Registro do Comércio.

Caso esta formalidade não seja seguida não será possível legalizar novos livros ou fichas, como determina o parágrafo único do referido artigo.

Diante disso, apresentamos a seguir um modelo de comunicado de extravio de documentos à junta comercial.

ILUSTRÍSSIMO(a) SENHOR(a) PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE (informar)

Referente à Comunicado de Extravio de Documentos

(razão social), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), neste ato representada por seu sócio proprietário (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), vem por meio desta, em conformidade com o artigo 10 do Decreto-Lei nº 486/1969, comunicador o extravio (ou a danificação, deterioração, furto, roubo ou outra situação que tenha ocorrido) dos seguintes documentos fiscais, ficando os mesmos sem o devido valor:

- (primeiro documento);
- (segundo documento);
(...)

Informamos ainda que o ocorrido foi devidamente noticiado na edição (informar) do (nome do jornal), página (informar), com circulação em (data), conforme cópia anexa.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(razão social)

Modelo de Comunicado de Extravio de Documentos à Junta Comercial

Modelos relacionados

Modelo de Comunicado de que o Ex-Empregado não Responde pela Empresa

Comunicado ao parceiro comercial informando que a respeito de um ex-empregado que não é mais seu funcionário e não responde pela empresa.

Modelo de Carta de Resposta à Pedido de Informações Comerciais

Carta por meio da qual a empresa consultada apresenta resposta ao pedido de informações comerciais feito por outra empresa.

Modelo de Carta Comercial

Carta utilizada para comunicação formal por parte da empresa.

Modelo de Carta de Resposta Negativa à Pedido de Informações Comerciais

Carta pela qual é apresentada resposta a um pedido de informações comerciais, mas com caráter negativo, sem boas referências da empresa consultada.

Modelo de Carta para Recuperação de Cliente

Carta da empresa objetivando a recuperação de um cliente que há algum tempo não adquire seus produtos ou utiliza seus serviços.

Modelo de Atestado de Capacidade Técnica

Atestado para licitação que declara ter a empresa prestado serviços com bom desempenho apresentando a capacidade técnica necessária.

Modelo de Carta de Solicitação de Informações Comerciais

Carta de solicitação por meio da qual é feito o pedido de informações comerciais de uma determinada empresa para análise de crédito e avaliação de risco.

Modelo de Declaração da Empresa para Estágio Presencial diante do Coronavírus

Declaração da empresa onde se realiza o estágio informando que adotou as medidas de segurança para que permaneça de modo presencial durante a pandemia do novo coronavírus.

Temas relacionados

Cartas

Empresa

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade