Modelo de Carta de Preposto

Carta de preposto a ser apresentada pelo representante da empresa em audiência judicial.

Atualizado em 12 de julho de 2022.

Preposto é como se denomina o indivíduo escolhido para representar uma pessoa jurídica na realização de determinados atos.

Assim, o gerente de uma empresa será considerado seu preposto, exercendo atos de administração por delegação dos sócios ou proprietário.

O termo preposto, em sua etimologia, remete a algo ou alguém que foi posto antes, indicando que deverá haver autorização prévia para o exercício dessa função.

Também se intitula preposto aquele que exerce esta representação em audiência judicial, devendo ser juntado aos autos do processo um documento denominado de carta de preposto, ou carta de preposição.

O § 1º do artigo 843 da CLT estabelece que o empregador poderá se fazer substituir em audiência na justiça do trabalho por qualquer preposto que tenha conhecimento dos fatos.

E o § 3º, inserido pela reforma trabalhista, extinguiu a obrigatoriedade de que o preposto em ação trabalhista fosse empregado da empresa.

Quanto aos processos em trâmite no juizado especial cível, o § 4º do artigo 9º da Lei nº 9.099/1995, dispõe que a pessoa jurídica poderá ser representada por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, também sem necessidade de vínculo empregatício.

Em se tratando dos juizados especial federais, o artigo 10 da Lei nº 10.259/2001 estabelece que as partes poderão designar, por escrito, representantes para a causa, advogado ou não. Ou seja, um preposto designado pela carta de preposição.

No que diz respeito à audiências cíveis em geral, o § 10 do artigo 334 do Código de Processo Civil diz que a parte poderá constituir representante com poderes para negociar e transigir.

Para todas as hipóteses, o importante é que o preposto tenha efetivo conhecimento dos fatos e goze da confiança do preponente, pois aquilo que ele declarar vincula quem o nomeou.

A nomeação deste representante, como já mencionado, deverá ser realizada de modo formal por meio da apresentação de uma carta que traga os dados necessários para representação perante ao ato em questão.

Para este fim, disponibilizamos abaixo um modelo de carta de preposto.

CARTA DE PREPOSTO

(razão social), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (endereço), nomeia o(a) Sr(a). (nome do(a) preposto(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), como seu(sua) PREPOSTO(a), para representar a empresa no processo nº (informar), em trâmite na (informe a vara), com poderes inclusive para transigir.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do representante)
(cargo)
(razão social)

Modelo de Carta de Preposto

Modelos relacionados

Modelo de Carta de Preposição para Audiência no Procon

Documento pelo qual a empresa nomeia um preposto para representá-la em audiência no órgão de defesa do consumidor.

Modelo de Carta de Preposição

Documento que autoriza alguém a representar a empresa em audiência judicial na condição de preposto.

Modelo de Carta de Transferência de Membro da Igreja

Carta por meio da qual a igreja concede e recomenda a transferência de seu membro para uma igreja da mesma denominação em outra localidade.

Modelo de Carta Proposta para Colocação de Publicidade em Terreno

Carta ao proprietário por meio da qual é formalizada uma proposta para colocação de outdoor de publicidade em um terreno.

Modelo de Comunicado de Resoluções da Assembleia Condominial

Comunicado pelo qual são informadas aos condôminos as resoluções tomadas durante a assembleia condominial realizada.

Modelo de Carta de Solicitação de Protesto de Título

Carta endereçada ao cartório por meio da qual o credor formaliza a solicitação de protesto de um título inadimplido pelo devedor.

Modelo de Carta de Resposta Negativa à Pedido de Informações Comerciais

Carta pela qual é apresentada resposta a um pedido de informações comerciais, mas com caráter negativo, sem boas referências da empresa consultada.

Modelo de Carta de Resposta para Entrega da Segunda Via de Nota Fiscal

Carta pela qual a empresa apresenta resposta ao pedido de segunda via da nota fiscal realizando a entrega de cópia do documento.

Modelo de Carta de Resposta à Pedido de Informações Comerciais

Carta por meio da qual a empresa consultada apresenta resposta ao pedido de informações comerciais feito por outra empresa.

Modelo de Carta de Pêsames

Carta pela qual uma família expressa seus pêsames e sentimento de luto pelo falecimento de uma pessoa querida.

Temas relacionados

Cartas

Preposição

Audiência

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade