Modelo Simples

Modelo de Relatório dos Auditores Independentes Sobre as Demonstrações Contábeis

Documento elaborado após a realização de auditoria contábil com o parecer dos auditores em conformidade com a legislação.

Modelo de Relatório dos Auditores Independentes Sobre as Demonstrações Contábeis

A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por finalidade a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.

Esta auditoria obedece as normas brasileiras de auditoria que são ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil do Brasil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolvimento de seus trabalhos.

Deve ser observada especialmente a NBC T 11 - Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis para o ato aqui abordado.

Após a realização da auditoria será elaborado um relatório final com opinião dos auditores acerca da adequação das demonstrações analisadas, à qual será dada a devida publicidade.

Assim, disponibilizamos abaixo um modelo relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis.


RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Ilustríssimos Senhores
Membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da (nome da empresa)
(município) - (UF)

Examinamos as demonstrações contábeis da (nome da empresa), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de (ano) e as respectivas demonstrações das sobras ou perdas, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis
A administração da (empresa) é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes
Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações estão livres de distorções relevantes.

Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da (empresa) para planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstências, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da (empresa). Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Opinião
Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da (nome da empresa) em 31 de dezembro de (ano), o desempenho de suas operações e seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)
Contador Responsável
CRC (informar)

(assinatura)
(empresa de auditoria)
CRC (informar)
(endereço)
(telefone)


Modelo de Nota de Condolências
Escrito formal utilizado para expressar respeito e homenagens à pessoa querida que veio a óbito.

Modelo de Nota de Falecimento
Comunicado utilizado para demonstrar o pesar decorrente do óbito de uma pessoa próxima.

Modelo de Moção de Pesar
Mensagem de condolências emitida por uma assembleia em razão do óbito de pessoa de relevância social.

Modelo de Nota de Óbito
Comunicado elaborado para externar o pesar pelo falecimento de pessoa querida.

Modelo de Carta de Condolências
Uma nota por meio da qual são expressadas as devidas condolências àquele que perdeu um ente querido.

Modelo de Nota de Pesar
Uma nota pela qual são expressados os sentimentos de condolências pelo falecimento de uma pessoa querida.

Modelo de Requerimento de Número Predial
Requerimento à secretaria municipal de urbanismo para que seja fornecida o número predial ao imóvel que ainda não o possui.

Modelo de Termo de Retirada de Chaves para Visitação
Documento utilizado para que o interessado na compra ou locação de um imóvel retire suas chaves para visitação.

Temas relacionados

Todos os modelos organizados por assunto
Veja aqui todos os modelos de nosso acervo devidamente organizados por temas.


Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade