Modelo Simples

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Caminhão

Contrato utilizado para firmar as condições estabelecidas pelas partes para compra e venda de um caminhão.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Caminhão

Caminhão é um veículo terrestre utilizado para o transporte de cargas, o que o diferencia do automóvel que tem como uso principal o transporte de pessoas.

Devido a esta finalidade, os caminhões podem contar com mais de quatro rodas e possuem uma carroceria com espaço para acomodação dos bens que serão transportados.

A compra e vende de um caminhão deve ser acompanhada da devida transferência do registro junto ao órgão de trânsito, o que exige o preenchimento, assinatura e reconhecimento de firma do CRV.

Mas as condições de negociação deverão ser objeto de um instrumento particular elaborado pelas partes que seja capaz de dirimir eventuais questões advindas da transação.

Para isso fornecemos a seguir um modelo de contrato de compra e venda de caminhão.


CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE CAMINHÃO

Por este instrumento particular, de um lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) VENDEDOR(a) e de outro lado (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), doravante denominado(a) COMPRADOR(a), têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Compra e Venda de Caminhão, que será regido pelas cláusulas e condições a seguir.

Cláusula 1ª. O presente contrato tem como objeto um caminhão (marca) (modelo), ano (ano)/(ano), cor (informar), placa (informar), chassi (informar), de propriedade do(a) VENDEDOR(a).

Cláusula 2ª. O caminhão objeto deste contrato é usado, apresentando desgaste natural decorrente do tempo de uso, tendo sido inspecionada pelo(a) COMPRADOR(a) que tomou ciência de seu estado de conservação e funcionamento.

Cláusula 3ª. Pela compra do caminhão o(a) COMPRADOR(a) paga ao(à) VENDEDOR(a) a quantia de R$ XX.XXX,XX (valor por extenso), em parcela única, na data da assinatura deste contrato, mediante depósito na conta bancária de titularidade do(a) VENDEDOR(a), qual seja, conta corrente (informar), agência (informar) do Banco (informar).

Cláusula 4ª. Em caso de inadimplência do(a) COMPRADOR(a) quanto ao pagamento do valor descrito na Cláusula 3ª, este incorrerá em multa de 5% (cinco por cento) do valor, a ser paga ao(à) VENDEDOR(a), e este contrato será considerado rescindido.

Cláusula 5ª. Uma vez comprovado o depósito mencionado na cláusula anterior, na mesma data, o(a) COMPRADOR(a) receberá a posse do veículo e as partes preencherão, assinarão e reconhecerão firma em cartório do Certificado de Registro de Veículo (CRV), para possibilitar ao(à) COMPRADOR(a) a transferência junto ao Detran, assumindo todas as despesas advindas deste ato.

Cláusula 6ª. Caso o(a) VENDEDOR(a) se recuse a providenciar o preenchimento, assinatura com firma reconhecida e entrega do CRV, ou ainda a entrega do caminhão, no prazo mencionado na cláusula anterior, incorrerá em multa de 20% (vinte por cento) do valor do contrato, podendo o COMPRADOR(a) buscar a posse e a transferência do veículo pela via judicial, respondendo o VENDEDOR(a) pelas custas e honorários advocatícios decorrentes do ato.

Cláusula 7ª. O(a) VENDEDOR(a) se compromete a pagar eventuais multas decorrentes de infrações de trânsito anteriores à entrega do caminhão ao(à) COMPRADOR(a).

Cláusula 8ª. O(a) COMPRADOR(a) se compromete a assumir a titularidade e a pagar eventuais multas que sejam lançadas em nome do(a) VENDEDOR(a) em decorrência de infrações de trânsito posteriores ao recebimento da posse do caminhão.

Cláusula 9ª. O presente contrato passa a valer a partir da assinatura pelas partes, obrigando-se a ele os herdeiros e sucessores.

Cláusula 10ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste contrato as partes elegem o foro da comarca de (município) - (UF).

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) vendedor(a))

(assinatura)
(nome do(a) comprador(a))

(assinatura)
(nome do testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)

(assinatura)
(nome do testemunha) - Testemunha
CPF nº (informar)


Modelo de Contrato de Promessa de Compra e Venda de Imóvel com Veículo
Contrato pelo qual é ajustada a promessa de compra e venda de um imóvel residencial com um veículo como parte do pagamento.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Moto
Instrumento utilizado para comercialização de uma motocicleta entre o vendedor e o comprador.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Trator
Contrato utilizado para formalizar a negociação de compra e venda de um trator agrícola.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Bicicleta
Contrato pelo qual vendedor e comprador ajustam a compra e venda de uma bicicleta usada.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Automóvel
Contrato que especifica todas as condições necessárias para a compra e venda de um automóvel.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Veículo
Um contrato pelo qual o proprietário de um veículo usado estabelece as condições de venda para outrem.

Modelo de Contrato de Promessa de Compra e Venda de Apartamento
Contrato utilizado para regular as condição da promessa de compra e venda de um apartamento.

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Cão
Instrumento que formaliza a simples negociação de um cachorro sem pedigree, filhote ou adulto.


Todos os modelos organizados por assunto
Veja aqui todos os modelos de nosso acervo devidamente organizados por temas.


Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade