Modelo de Carta de Autorização

Carta utilizada para conceder autorização a outra pessoa para praticar determinado ato.

Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552

Publicado em 12 de março de 2014. Atualizado em 19 de julho de 2023.

A carta de autorização é o documento formal em que uma pessoa ou organização concede permissão a outrem para realizar um ato específico e determinado em seu nome.

Trata-se de uma carta geralmente escrita quando alguém precisa delegar responsabilidade ou conceder acesso a determinados recursos ou informações.

Exemplo de carta de autorização é aquela utilizada para permitir que outra pessoa retire um documento ou mercadoria em nome do emitente.

COMO FAZER UMA CARTA DE AUTORIZAÇÃO SIMPLES?

Para elaborar uma carta de autorização é necessário primeiramente identificar o emitente, ou seja, a pessoa que está concedendo a permissão a outrem. Essa identificação deve conter dados como nome, número de documentos e endereço.

A qualificação da pessoa autorizada é igualmente necessária. É preciso que o destinatário da carta saiba exatamente quem está recebendo a permissão para prática daquele ato.

O destinatário do escrito também precisa ser mencionado. Ou seja, a empresa, órgão ou instituição que receberá a carta.

É preciso descrever a autorização concedido. Isto é, especificar o ato que está sendo autorizado, como a assinatura de um documento ou a retirada de uma encomenda.

Data e assinatura do emitente devem constar ao final da carta. Em algumas situações esta assinatura deverá ter reconhecimento de firma em cartório para conferir maior autenticidade.

MODELO DE UMA CARTA DE AUTORIZAÇÃO

Tendo em vista os esclarecimentos acima, se você precisa que outrem, em seu nome, retire documentos de determinado estabelecimento, por exemplo, poderá lhe conceder poderes para tal por meio de uma carta formal, preferencialmente com firma reconhecida em cartório.

Abaixo fornecemos um modelo de carta de autorização.

CARTA DE AUTORIZAÇÃO

Eu, (nome de quem autoriza), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), autorizo o(a) Sr.(a) (nome do(a) autorizado), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), a retirar em meu nome os documentos previamente solicitados por meio do requerimento nº (informar), quais sejam, diploma e histórico escolar, junto à (nome da empresa, órgão ou instituição).

O(a) Sr.(a) está devidamente autorizado(a) a assinar qualquer documento ou recibo necessário para efetuar a retirada em meu nome.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome de quem autoriza)

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