Modelo de Justificativa Eleitoral

Justificativa a ser apresentada ao juiz eleitoral com os motivos para não ter votado nas eleições.

Por Ely Silva de Almeida
Advogado - OAB/MT 8.552

Publicado em 27 de maio de 2015. Atualizado em 30 de novembro de 2023.

A justificativa eleitoral é o ato pelo qual são apresentadas razões pelas quais um leitor se fez ausente nas eleições, deixando de dar seu voto.

No Brasil o alistamento como eleitor é obrigatório a partir dos 18 anos de idade, exceto para os inválidos, os maiores de setenta anos e os que se encontrem fora do país.

O voto é obrigatório para todos os eleitores, exceto para os enfermos, os que se encontrem fora do seu domicílio e os funcionários civis e os militares, em serviço que os impossibilite de votar.

Isso é o que consta nos incisos I e II do artigo 6º da Lei nº 4.737/1965, que institui o Código Eleitoral.

A obrigatoriedade do voto significa que os cidadãos têm a responsabilidade legal de participar nas eleições. No entanto, em algumas situações, um eleitor pode estar impossibilitado de comparecer no dia da votação devido a razões como viagens, doenças ou outras circunstâncias especiais.

De acordo com o artigo 7º da norma citada, o eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 30 (trinta) dias após a realização da eleição, incorrerá na multa de 3 (três) a 10 (dez) por cento sobre o salário-mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral, além de enfrentar uma série de restrições descritas no § 1º deste artigo, como a impossibilidade de se inscrever em concurso público, obter passaporte, carteira de identidade, participar de concorrência pública, dentre outras.

Ainda a este respeito, o artigo 10 dispõe que o juiz eleitoral fornecerá aos que não votarem por motivo justificado, documento que os isente das sanções legais.

Neste mesmo sentido, o inciso XVIII do artigo 35 diz que compete aos juízes fornecer aos que não votaram por motivo justificado e aos não alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanções legais.

A justificativa pode ser apresentada pela internet, por meio do site do tribunal eleitoral competente, pelo aplicativo ou comparecendo ao cartório eleitoral presencialmente.

Vale destacar que, de acordo com a alínea "a" do inciso I do artigo 126 da Resolução nº 23.659/2021 do TSE, o prazo para justificativa será de 60 (sessenta) dias, contados do dia da eleição. Já para aqueles que se encontrarem em viagem ao exterior, o prazo será de 30 (trinta) dias a partir de seu retorno ao país, ou 60 (sessenta) dias das eleições, o que for mais vantajoso.

O parágrafo único do referido artigo diz que o eleitor poderá formular o requerimento de justificativa por ferramenta eletrônica disponibilizada pela Justiça Eleitoral ou perante o juízo de qualquer zona eleitoral em que se encontre, devendo o cartório providenciar a remessa ao juízo competente.

Em todos os casos, será preciso informar a justificativa pela qual o eleitor deixou de comparecer e votar.

Dessa forma, disponibilizamos abaixo um modelo de justificativa eleitoral que poderá ser adaptado conforme cada situação.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA (INFORMAR) ZONA ELEITORAL DE (MUNICÍPIO) - (UF)

(nome do(a) eleitor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), no RG nº (informar) e portador(a) do Título Eleitoral nº (informar), da zona (informar), seção nº (informar), residente e domiciliado(a) à (rua), nº (informar) - (bairro), Cep (informar), nesta cidade, venho respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DE VOTO, o que faz com fundamento no artigo 10 da Lei nº 4.737/65 e parágrafo único do artigo 126 da Resolução nº 23.659/2021 do TSE, pelos motivos abaixo especificados.

Deixei de votar no primeiro turno das eleições realizadas em (data), tendo em vista que sofri um acidente de trânsito no dia anterior e me encontrava hospitalizado e impedido de me deslocar até o local de votação, conforme comprova o atestado médico anexo.

Dessa forma, requer seja recebida e provida a presente justificativa, para que não sejam aplicadas as penalidades previstas ao eleitor que deixar de votar e não se justificar.

Termos em que,

Pede deferimento.

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano)

(assinatura)
(nome do(a) eleitor(a))

Modelo de Justificativa Eleitoral

Modelos relacionados

Modelo de Justificativa para Não Trabalhar nas Eleições

Carta pela qual a pessoa convocada como mesário apresenta sua justificativa para não trabalhar nas eleições.

Modelo de Justificativa Eleitoral por Doença

Justificativa por não ter votado nas eleições em razão de ter estado doente na data da votação.

Modelo de Declaração de Não Condenado em Ação de Improbidade Administrativa

Declaração pela qual a pessoa que pretende assumir um cargo público informa que não foi condenada em nenhuma ação por ato de improbidade administrativa.

Modelo de Requerimento de Desincompatibilização para Concorrer às Eleições

Requerimento pelo qual o ocupante de cargo no serviço público pede seu afastamento da função atual visando a desincompatibilização para concorrer às eleições.

Modelo de Edital de Assembleia Geral para Eleições de Associação

Edital por meio do qual uma associação faz a convocação de associados para formação de chapas e voto nas próximas eleições.

Modelo de Termo de Designação da Comissão Eleitoral da CIPA

Termo utilizado para formalizar a designação dos membros que formarão a comissão eleitoral da CIPA.

Modelo de Ata de Eleição dos Representantes dos Empregados na CIPA

Ata por meio da qual é formalizada a realização da eleição da CIPA com a escolha dos representantes dos empregados.

Modelo de Recibo de Entrega ao Sindicato de Documentação da CIPA

Recibo que comprova a entrega pela empresa ao sindicato dos documentos referentes à eleição da CIPA, quais sejam, atas de eleição e posse e calendário anual das reuniões.

Modelo de Pedido de Inscrição de Candidato para Eleição da CIPA

Pedido de inscrição feito pelo empregado à comissão eleitoral para formalizar sua condição de candidato nas eleições da CIPA.

Modelo de Comunicado ao Empregador do Trabalho Realizado nas Eleições

Comunicado pelo qual o empregado informa ao empregador os dias em que atuou nas eleições e apresenta a declaração da Justiça Eleitoral para obter o dobro dos dias em folga remunerada.

Temas relacionados

Justificativas

Eleição

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca


Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade